Notícias de saúde

Sobreviventes ao câncer infantil desenvolvem condições crônicas de saúde com o tempo

14 de abril de 2015 (Bibliomed). Mais pessoas estão sobrevivendo aos cânceres infantis do que nunca, mas muitos sofrem persistentes problemas de saúde ao se tornarem adultos, segundo um novo estudo. Porém cerca de 70 por cento dos adultos que sobreviveram ao câncer na infância são portadores de uma condição de saúde crônica, de intensidade leve ou moderada. E quase um terço tem uma condição grave, incapacitante ou com risco de vida, segundo os pesquisadores.

Na nova pesquisa, foram usadas informações coletadas entre 1975 e 2011 a partir de dois estudos de câncer, que incluíram 26 grandes centros de câncer na América do Norte. Quase 389 mil sobreviventes de câncer infantil estão a viver nos Estados Unidos hoje. Este é um aumento de 59.849 indivíduos, em relação à estimativa anterior feita em 2005.

Destes sobreviventes, cerca de 84 por cento tinham sobrevivido cinco ou mais anos após o diagnóstico. Estima-se que 35 por cento dos sobreviventes, com idades entre 20 e 49, tinham problemas de desenvolvimento, e cerca de 13 a 17 por cento das pessoas nessa faixa etária tinham comprometimento funcional, limitações de atividade, comprometimento da saúde mental, dor, ou ansiedade e medo

Por exemplo, as crianças que tiveram leucemia podem ter dificuldades com questões de aprendizagem e de atenção.

A nova pesquisa foi publicada na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. April 1rst, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários