Notícias de saúde

Beber mais água diminui o risco de cálculos renais

06 de abril de 2015 (Bibliomed). Beber uma maior quantidade de água irá diminuir o risco pessoal de surgimento de cálculos renais (as famosas “pedras nos rins”), dizem pesquisadores. Um novo estudo fez uma revisão de nove estudos anteriores, que incluíram cerca de 274 mil pessoas. Mais de 550 pessoas tinham um histórico de cálculos nos rins.

Os cálculos nos rins podem causar um desconforto significativo e alto custo, juntamente com um potencial de contribuir para o desenvolvimento da doença renal; assim, a confirmação de possibilidade de se reduzir o risco através de uma melhor hidratação é um achado importante

A avaliação concluiu que as pessoas que produziram 2 a 2,5 litros de urina por dia tinham 50 por cento menos probabilidade de formar pedras nos rins do que aquelas que produziam menos urina. Essa quantidade de produção de urina está associada a beber cerca de oito a dez copos de água por dia, de acordo com os pesquisadores.

Beber muita água mantém a urina menos concentrada com resíduos de produtos. Micção frequente significa que os minerais que causam os cálculos têm menos oportunidade de se agruparem nos rins e no trato urinário, os pesquisadores explicaram.

O estudo foi apresentado nos Estados Unidos em uma reunião National Kidney Foundation, em Dallas. Cerca de um em cada 10 pessoas nos Estados Unidos desenvolvem pedras nos rins, a fundação informou.

Fonte: National Kidney Foundation, news release, March 26, 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários