Notícias de saúde

Mudanças na dieta pode reduzir chance de pedras nos rins

14 de setembro de 2022 (Bibliomed). Pesquisadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, estão trabalhando em uma dieta que tem como objetivo evitar o risco desenvolver pedras nos rins. De acordo com os pesquisadores, os pilares de uma dieta anti-pedras incluem comer alimentos ricos em potássio e porções de laticínios com baixo teor de gordura.

Frutas e vegetais ricos em potássio que podem ajudar incluem bananas, laranjas, toranjas, damascos, cogumelos, ervilhas, pepinos, abobrinhas e melões.

Para chegar a essas recomendações, os autores usaram dados de questionários preenchidos por pacientes com cálculos renais entre 2009 e 2018. A equipe comparou as dietas de 411 pessoas que já tiveram seu primeiro cálculo renal e um grupo controle de 384 indivíduos.

Durante uma média de pouco mais de quatro anos de acompanhamento, 73 pacientes no estudo tiveram cálculos renais recorrentes. Níveis mais baixos de cálcio e potássio previram essa recorrência. Após ajustes para fatores não dietéticos, o cálcio mais baixo continuou a ser um preditor. O mesmo aconteceu com o potássio, mas apenas entre aqueles que ainda não estavam tomando certos tipos de diuréticos e suplementos de cálcio.

Os pesquisadores ressaltam que, além dessa dieta, é importante o consumo de grandes quantidades de água potável, cerca de 9 copos por dia. 

Pedras nos rins podem estar associadas a outros problemas de saúde, incluindo doença renal crônica, osteoporose e doenças cardíacas. Além disso, pessoas que experimentam um episódio de pedras nos rins têm chances de apresentar um novo episódio em até cinco anos.

Fonte: Mayo Clinic Proceedings. DOI: 10.1016/j.mayocp.2022.04.016.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários