Notícias de saúde

Estudo avalia o sono das mulheres de meia idade

23 de janeiro de 2015 (Bibliomed). Um recente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade subjetiva do sono em mulheres na pré-menopausa e pós-menopausa e estudar sua associação com suores noturnos, sintomas vasculomotores e sintomas depressivos.

Na pesquisa, publicada na revista Menopause, um total de 158 mulheres saudáveis ​​foi recrutado; 107 na pré-menopausa (44-48 anos) e 51 na pós-menopausa (53-58 anos). A qualidade do sono foi avaliada com o Questionário Nórdico do sono, suores noturnos e ondas de calor foram avaliados com um questionário de sintomas específicos, e os sintomas depressivos foram avaliados com o Inventário de Depressão de Beck.

Verificou-se que as mulheres na pós-menopausa tinham a pior qualidade do sono em geral, dormiram mais inquietas e tiveram mais despertares noturnos. No entanto, a frequência de dificuldade em adormecer, ronco, apneia testemunhada, ou o uso de medicamentos para dormir foi semelhante entre os grupos.

Além disso, a latência do sono, o cansaço pela manhã, ou o cansaço diurno não diferiu entre os grupos. Mulheres pós-menopáusicas não relataram mais episódios em que dormiram de forma involuntária no trabalho ou no lazer. Mulheres na pós-menopausa tinham mais suores noturnos, ondas de calor e os sintomas depressivos. Até mesmo uma baixa frequência de suores noturnos perturbaram o sono em mulheres na pós-menopausa, enquanto que apenas suores noturnos frequentes estavam perturbando em mulheres na pré-menopausa. Os sintomas depressivos também levaram a piora do sono.

Fonte: Menopause: November 2014 - Volume 21 - Issue 11 - p 1217-1224

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários