Notícias de saúde

Obesos sob maior risco de Insuficiência Cardíaca Silenciosa

16 de dezembro de 2014 (Bibliomed). O dano ao coração pode ocorrer em pessoas obesas sem causar sintomas, e surgir sem outros fatores de risco cardíaco, como diabetes, pressão alta e colesterol elevado, afirma um novo estudo.

O estudo incluiu mais de 9.500 pessoas livres de doença cardíaca, com idades entre 53-75 anos, nos estados norte-americanos de Maryland, Minnesota, Mississippi e Carolina do Norte, que foram acompanhadas por mais de 12 anos. Durante esse período, 869 delas desenvolveram insuficiência cardíaca.

Pessoas severamente obesas tinham mais do que duas vezes mais probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca como aquelas com peso normal, segundo os pesquisadores. Quanto mais obesa uma pessoa era, maior o risco de insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca refere-se à incapacidade do coração para bombear o sangue como deveria.

A obesidade aumentou de forma independente o risco de danos ao músculo cardíaco e o risco de insuficiência cardíaca, e esse dano causado frequentemente não apresenta sintomas, de acordo com o estudo publicado recentemente no Journal of the American College of Cardiology: Heart Failure.

Os pesquisadores disseram que suas conclusões sobre este dano cardíaco silencioso desafiam a crença comum de que o risco de doença cardíaca em pessoas obesas é principalmente devido a diabetes e pressão arterial elevada, que são comuns em pessoas obesas.

Fonte: Johns Hopkins Medicine, news release, Nov. 27, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários