Notícias de saúde

Música reduz a dor durante o trabalho de parto, diz estudo

12 de novembro de 2014 (Bibliomed). O controle e a prevenção da dor do parto são as principais preocupações dos médicos e suas  pacientes. O objetivo de um recente estudo publicado em revista especializada de Ginecologia foi o de avaliar o efeito da música sobre a dor do parto e ansiedade, hemodinâmica materna, parâmetros fetais-neonatais e a exigência de analgesia pós-parto.

No geral, 156 mulheres primíparas que aguardavam para ter um parto vaginal foram recrutadas e designadas aleatoriamente para um grupo de musicoterapia (n = 77) ou um grupo de controle (n = 79). As mulheres do grupo de musicoterapia ouviram música durante o parto. A intensidade da dor e o nível de ansiedade foram avaliadas através de uma escala visual analógica (0-10 cm). Os dois grupos foram comparados em termos de intensidade da dor, nível de ansiedade, hemodinâmica materna, parâmetros fetais-neonatais e a utilização de analgésico no pós-parto.

Verificou-se que as mães do grupo de musicoterapia tiveram um menor nível de dor e ansiedade em comparação com os do grupo de controle, em todas as fases de trabalho  de parto.

Foi observada uma diferença significativa entre os dois grupos em termos de hemodinâmica materna e da frequência cardíaca fetal após a intervenção. Ainda, a necessidade do uso de analgésicos no Pós-Parto diminuiu significativamente no grupo da musicoterapia.

Concluindo, ouvir música durante o trabalho de parto tem um impacto positivo sobre a dor do parto e ansiedade, parâmetros materno-fetais e uso de analgésicos.

 
Fonte: Gynecol Obstet Invest. 2014 Sep 16. [Epub ahead of print].

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários