Notícias de saúde

Identificação da estrutura do vírus Ebola pode ajudar no tratamento da doença

23 de outubro de 2014 (Bibliomed). De acordo com um relatório recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, os casos de infecção pelo vírus Ebola na Libéria estão dobrando a cada 15 a 20 dias, e aqueles em Serra Leoa e Guiné estão dobrando a cada 30 a 40 dias. Não há nenhum tratamento conhecido para o vírus, o qual é espalhado pela transmissão de fluidos corporais.

Os cientistas que mapearam a forma e a estrutura de uma proteína-chave do vírus Ebola dizem que sua descoberta pode ajudar os esforços para desenvolver medicamentos para prevenir ou tratar a infecção mortal causada pelo microorganismo.  A proteína tem uma arquitetura molecular diferente de qualquer proteína conhecida existente, de acordo com os investigadores. Sua forma distinta pode ser crucial para a aneira como o vírus se replica dentro das células, disseram.

Pesquisadores em todo o mundo estão a tentar desenvolver tratamentos Ebola em face de uma epidemia na África Ocidental, que já matou milhares de pessoas. Na semana passada a primeira pessoa diagnosticada com a doença nos Estados Unidos morreu na cidade de Dallas, Texas. E pela primeira vez no Brasil, um caso suspeito foi investigado.

A proteína identificada é funcionalmente muito importante, porque é a responsável pela embalagem do ácido ribonucléico na célula. A identificação dará pistas sobre como interferir com o processo de infecção, bem como a replicação do vírus, que pode, por sua vez, levar à descoberta de novas drogas e terapias que iriam tratar a doença.

Isto também significa que ele pode ser mais fácil de conceber fármacos que se ligam a esta proteína.

O estudo foi publicado on-line em setembro na revista Acta Crystallographica Section D.

Fonte: University of Virginia, news release, Oct. 9, 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários