Notícias de saúde

Frituras ligadas ao aumento do risco de diabetes na gravidez, diz estudo

21 de outubro de 2014 (Bibliomed). Comer regularmente alimentos fritos antes da gravidez pode aumentar o risco de uma mulher desenvolver diabetes durante a gravidez, de acordo com um novo estudo publicado na revista média Diabetologia. O diabetes que se desenvolve durante a gravidez é chamado de diabetes gestacional.

Os pesquisadores examinaram mais de 21.000 gestações de um único filho nos Estados Unidos corridas em período de mais de 10 anos. O diabetes ocorreu em quase 850 das gestações, segundo o estudo.

Em comparação com as mulheres que comeram alimentos fritos menos de uma vez por semana antes da gravidez, o risco de diabetes gestacional foi 13 por cento maior naquelas  que comiam alimentos fritos de uma a três vezes por semana, descobriram os investigadores.

Além disso, o risco de diabetes gestacional foi 31 por cento maior em mulheres que comiam alimentos fritos quatro a seis vezes por semana, bem como o risco mais do que dobrou em mulheres que consumiram sete ou mais porções por semana, disseram os pesquisadores.

Depois que os pesquisadores ajustaram os dados para o índice de massa corporal (uma estimativa de gordura corporal baseada na altura e peso), o risco de diabetes gestacional em mulheres que comiam alimentos fritos ainda foi elevado, embora muito menor.

Embora o estudo tenha encontrado uma associação entre o consumo de alimentos fritos e diabetes gestacional, ele não foi projetado para provar se estes alimentos causavam ou não o diabetes.

Observou-se, ainda, que a associação entre alimentos fritos e um risco aumentado de diabetes gestacional foi mais forte com frituras consumidos em restaurantes do que com alimentos fritos consumidos em casa.

FONTE: Diabetologia, News release, 08 de outubro de 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários