Publicidade

Notícias de saúde

Frituras ligadas ao aumento do risco de diabetes na gravidez, diz estudo

21 de outubro de 2014 (Bibliomed). Comer regularmente alimentos fritos antes da gravidez pode aumentar o risco de uma mulher desenvolver diabetes durante a gravidez, de acordo com um novo estudo publicado na revista média Diabetologia. O diabetes que se desenvolve durante a gravidez é chamado de diabetes gestacional.

Os pesquisadores examinaram mais de 21.000 gestações de um único filho nos Estados Unidos corridas em período de mais de 10 anos. O diabetes ocorreu em quase 850 das gestações, segundo o estudo.

Em comparação com as mulheres que comeram alimentos fritos menos de uma vez por semana antes da gravidez, o risco de diabetes gestacional foi 13 por cento maior naquelas  que comiam alimentos fritos de uma a três vezes por semana, descobriram os investigadores.

Além disso, o risco de diabetes gestacional foi 31 por cento maior em mulheres que comiam alimentos fritos quatro a seis vezes por semana, bem como o risco mais do que dobrou em mulheres que consumiram sete ou mais porções por semana, disseram os pesquisadores.

Depois que os pesquisadores ajustaram os dados para o índice de massa corporal (uma estimativa de gordura corporal baseada na altura e peso), o risco de diabetes gestacional em mulheres que comiam alimentos fritos ainda foi elevado, embora muito menor.

Embora o estudo tenha encontrado uma associação entre o consumo de alimentos fritos e diabetes gestacional, ele não foi projetado para provar se estes alimentos causavam ou não o diabetes.

Observou-se, ainda, que a associação entre alimentos fritos e um risco aumentado de diabetes gestacional foi mais forte com frituras consumidos em restaurantes do que com alimentos fritos consumidos em casa.

FONTE: Diabetologia, News release, 08 de outubro de 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: