Notícias de saúde

Alguns pacientes evoluem com depressão após cirurgia bariátrica

14 de outubro de 2014 (Bibliomed). Um novo estudo descobriu que, embora a maioria das pessoas com obesidade grave apresentem uma melhora do humor após a cirurgia para perda de peso (bariátrica), alguns podem ter uma recorrência de sintomas de depressão meses depois de serem submetidas  ao procedimento.

O estudo, publicado na revista Obesity Surgery, incluiu 94 mulheres e 13 homens que foram questionados sobre o seu humor antes de se submeterem à cirurgia bariátrica, e, novamente, seis e 12 meses após o procedimento.

A maioria das pessoas apresentam um humor normal ou melhorado após a cirurgia para perda de peso, mas alguns disseram que tiveram alterações de humor negativas. Aos 12 meses após a operação, quase quatro por cento dos pacientes disseram que se sentiam mais deprimidos do que antes do procedimento. Ainda mais pacientes (cerca de 13 por cento) relataram aumento nos sintomas depressivos entre os seis e 12 meses após a cirurgia para perda de peso.

Houve também uma associação significativa entre alterações de humor negativos e níveis mais baixos de autoestima e ajuste social, relataram os autores do estudo.

Os resultados sugerem que o período entre seis e 12 meses após a cirurgia bariátrica pode ser crítico para a detecção e tratamento da depressão em pacientes no início dos sintomas.

Fonte: Obesity Surgery, news release, Sept. 25, 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários