Notícias de saúde

Muitos pais ligam para seus filhos adolescentes enquanto estes dirigem

18 de agosto de 2014 (Bibliomed). Até metade dos adolescentes que falam em telefones celulares durante a condução de um veículo está falando com a sua mãe ou o pai, de acordo com uma nova pesquisa.  É bom lembrar que, nos Estados Unidos, jovens com 16 anos de idade podem receber uma habilitação para conduzir automóveis. Os resultados foram apresentados na reunião anual da Associação Psicológica Americana, em Washington, DC. E é sabido que o uso do celular ao dirigir pode distrair o motorista e contribuir para acidentes.

Cerca de 2.700 adolescentes de 16 a 19 são mortos a cada ano e outros 280.000 são tratados e liberados a partir de serviços de emergência após acidentes com veículos automotores, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
A distração ao conduzir um veículo provoca 11 por cento dos acidentes fatais entre os adolescentes, e 21 por cento desses acidentes envolvem telefones celulares, de acordo com um relatório de 2013. E, um outro estudo recente descobriu que mais de 86 por cento dos motoristas com 16 e 17 anos admitem usar seus celulares enquanto dirigem.

Os pesquisadores entrevistaram ou pesquisaram cerca de 400 motoristas de 15 a 18 anos em 31 estados  norte-americanos. Adolescentes com autorização para aprendizado de direção foram os menos propensos a falar e dirigir - 43 por cento deles não usaram um telefone. Quando adolescentes com 16 a 17 anos receberam uma licença de motorista irrestrita, apenas 29 por cento optaram por não usar seu telefone durante a condução.

Os adolescentes disseram aos pesquisadores que os pais esperam ser capazes de alcançá-los por telefone, e que eles podem ficar muito ansiosos se não conseguirem entrar em contato com os seus filhos.

Os pesquisadores alertam que muitos pais não estão realmente cientes de como é importante ser um bom modelo, evirando falar ao telefone enquanto dirigem na frente de seus filhos, e como é perigoso para o seu filho adolescente responder a um telefone celular durante a condução.

Fonte: Apresentação, American Psychological Association annual meeting 2014, Washington, D.C.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários