Notícias de saúde

Comer salame e salsicha pode ser ruim para o coração

24 de junho de 2014 (Bibliomed). Um novo estudo sueco indica: homens que comem regularmente carnes vermelhas processadas podem aumentar o risco de desenvolver insuficiência cardíaca e morrer por ela.

A insuficiência cardíaca é uma das doenças cardíacas mais comuns, caras e mortais, segundo a  American Heart Association. Estima-se que mais de 800.000 novos casos de insuficiência cardíaca ocorrerão nos Estados Unidos no ano de 2014; cerca de 50 por cento das pessoas diagnosticadas com esta condição irão morrer dentro de cinco anos.

Carnes vermelhas processadas, que são conservadas defumadas, curadas, salgadas ou recebem a adição de conservantes, geralmente contêm sal, nitratos, fosfatos e outros aditivos alimentares. As carnes defumadas e as carnes grelhadas também contêm hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, os quais podem contribuir para o aumento do risco de insuficiência cardíaca. Já a carne não transformada está livre de aditivos alimentares e, geralmente, tem uma menor quantidade de sal.

O novo estudo foi publicado na revista Circulation: Heart Failure em junho de 2014. Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de mais de 37.000 homens, com idades entre 45 e 79, sem história de insuficiência cardíaca, doença cardíaca ou câncer. Os participantes responderam a perguntas sobre dieta e estilo de vida. Além disso, responderam a perguntas acerca do consumo de carnes processadas tratadas,  como salsichas, frios (presunto / salame), salsichas e patê de fígado ao longo do último ano.  E sobre o consumo de outros tipos de carnes.

Em seguida, os homens foram seguidos, a partir de 1998, até que foram diagnosticados com insuficiência cardíaca ou morreram, ou até o final do estudo, em 2010. No geral, cerca de 2.900 homens foram diagnosticados com insuficiência cardíaca e 266 morreram por causa da doença.

Verificou-se que o risco associado com insuficiência cardíaca elevou-se em 8 por cento para  cada 48 gramas de carne vermelha processada ingerida diariamente.

Fonte: June 12, 2014, Circulation: Heart Failure, online.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários