Notícias de saúde

Células-tronco podem ser a chave para a cura da insuficiência cardíaca

21 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Pesquisadores da Clinica Mayo, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um ensaio clínico em pacientes com insuficiência cardíaca a fim de determinar se o uso de células-tronco pode melhorar a saúde do coração.

A insuficiência cardíaca é uma doença que ocorre quando o coração não bombeia sangue suficiente para suprir as necessidades do organismo. Com isso, pode haver concentração de fluido nas pernas, pulmões e outros tecidos através do corpo.

O projeto foi aprovado pelo USA Food and Drug Administration, o órgão norte-americano que regula pesquisas sobre alimentação e remédios. Se o estudo obtiver resultados favoráveis, poderá trazer benefícios para milhões de pessoas que sofrem com a insuficiência cardíaca.

Está previsto o envolvimento de 240 pacientes com insuficiência cardíaca que se tratam em 40 hospitais na Europa e Israel. O processo, desenvolvido em parceria com a Cardio3 BioSciences, da Bélgica, inclui a coleta de células estaminas da medula óssea de um paciente que serão, posteriormente, injetadas no tecido danificado do coração.

Os primeiros resultados são esperados em 2015.

Fonte: UPI, de janeiro de 2014

Exercício pode ajudar pacientes com insuficiência cardíaca. Leia em Boa Saúde
O consumo de nozes pode influenciar no risco de insuficiência cardíaca? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários