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Rótulo em Garrafa não Impede Consumo de Álcool por Adolescente

Por Charnicia E. Huggins

NOVA YORK (Reuters Health) - Alertas em rótulos de garrafas de bebidas alcoólicas podem, inicialmente, ter efeito positivo em adolescentes, mas não impedem o uso da bebida a longo prazo, segundo resultados de um novo estudo.

Nos Estados Unidos, os alertas nos rótulos das garrafas sobre os riscos do álcool para a saúde são obrigatórios desde 1989.

Entretanto, os pesquisadores "não encontraram evidências de efeitos desses alertas sobre os hábitos de consumo de adolescentes ou problemas de comportamento relacionados ao álcool, nos Estados Unidos", disse à Reuters Health, David P. MacKinnon.

MacKinnon, psicólogo da Universidade do Estado do Arizona em Tempe. A equipe de pesquisadores avaliou cerca de 32.500 estudantes entre a 10a e 12a série (que correspondem no Brasil ao ensino médio) durante os primeiros cinco anos da obrigatoriedade do rótulo.

"Houve aumento significativo na percepção, exposição e lembrança dos alertas depois de sua inclusão nas embalagens de bebidas alcoólicas", informaram os pesquisadores na edição de outubro do American Journal of Public Health, jornal da Associação Americana de Saúde Pública.

Entretanto, esses efeitos positivos parecem diminuir aos poucos. As conclusões do trabalho indicaram que "a maioria dos efeitos não aumentou substancialmente do ano escolar 1992-1993 para o ano escolar 1994-1995".

"Os efeitos dos rótulos na consciência e na memória reduziram-se depois de cerca de três anos e meio de se tornarem obrigatórios", explicou MacKinnon.

Quando os pesquisadores examinaram os efeitos do rótulo no consumo do álcool e na prática de dirigir alcoolizado, não verificaram redução clara que pudesse ser atribuída aos rótulos em nenhum dos casos.

"Uma conclusão é de que o rótulo de alerta não é eficaz para alterar o consumo de álcool entre adolescentes e outras ações preventivas são necessárias", sugeriu MacKinnon. "Por outro lado, o alerta foi visto e lembrado, de forma que parecem informar aos jovens sobre os riscos do uso do álcool", reconheceu o pesquisador.

"Outra implicação é que avisos novos e mais chamativos (por exemplo, com letras maiores e escritos horizontalmente) podem ser necessários para aumentar a visibilidade dos alertas nos rótulos", acrescentou MacKinnon.

Sinopse preparada por Reuters Health

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