Notícias de saúde

Diabetes matou quase meio milhão de brasileiros na última década

14 de novembro de 2013 (Bibliomed). Nos últimos dez anos, quase 500 mil brasileiros morreram em decorrência de complicações do diabetes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de diabéticos do tipo 2 no país irá aumentar dos mais de 13,4 milhões atuais para 19,6 milhões em 2030 – um crescimento de 58% em apenas 20 anos.

O diabetes é um distúrbio causado pela falta de uma substância denominada insulina. Ele também pode ser causado pela incapacidade da insulina de exercer seus efeitos, fazendo com que o organismo não consiga obter a energia dos alimentos de forma adequada e aumentando os níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) mostram que o brasileiro, apesar de conhecer a doença, ainda a associa com o consumo de açúcar e acredita que apenas uma alimentação saudável é suficiente preveni-la. De acordo com uma pesquisa realizada pela SBD, apenas 28% dos brasileiros entende que a prática de atividades físicas ajuda na prevenção do diabetes.

Existe mais de uma forma de diabetes, sendo o tipo 2 o mais comum, correspondendo a 90% dos casos. O diabetes tipo 1 é o mais comum entre as crianças e adolescentes.

Hábitos de vida não saudáveis, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e má alimentação, podem aumentar o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2. O mais interessante é que esses fatores são controláveis, ou seja, é possível prevenir e controlar a doença.

Cerca de 50% dos portadores da doença não sabem de sua condição, porque apresentam poucos sintomas. Reconhecer os pequenos sinais é importante para que seja iniciado um tratamento adequado precocemente.

Fonte: Burson-Marsteller, 11 de novembro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários