Publicidade

Notícias de saúde

Diagnósticos de doenças depressivas estão aumentando

13 de setembro de 2013 (Bibliomed). Sintomas como diminuição do interesse, distúrbios do sono e no apetite, perda da vontade de viver o dia a dia, sentimento de menos-valia e rejeição, isolamento social e pensamentos de morte e suicídio, podem estar diretamente ligados a um transtorno psiquiátrico cada vez mais comum na população mundial: a depressão.

As causas da depressão podem ser internas ou externas, e pode se apresentar em situações psicológicas difíceis, como perdas, estresse ou uso de medicamentos. Problemas na tireoide, nas glândulas suprarrenais, anemias e doenças do sistema imunológico também podem desencadear o problema.

A forma mais comum atualmente é a chamada distimia, também conhecida como a doença do “mau humor”. Ainda existe a depressão reativa, manifestada diante de situações de ajustamento ou adaptação pessoal, e a depressão bipolar, conhecida pela dificuldade de ser diagnosticada por envolver outras fases do humor, e quando não tratada pode se tornar crônica e resultar em suicídio.

Os sintomas depressivos se manifestam com mais frequência em mulheres na faixa etária entre 20 a 45 anos. A proporção é duas vezes maior na população feminina comparada à masculina.  É importante lembrar que a depressão é uma doença que pode ser transmitida através de herança genética. Crianças e idosos, quando expostos às privações afetivas também correm o risco de sofrerem de condições depressivas.

Previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que até 2020 a depressão será a segunda principal doença mais incapacitante em todo o mundo, ficando apenas atrás das doenças cardiovasculares. Isso implica em problemas nas relações humanas, afetivas, na vida social e na produtividade no trabalho.

O tratamento da depressão envolve o uso de medicamentos, abordagem psicológica e psicoterápica.

Fonte: Hospital Daher, 10 de setembro de 2013

Saiba mais sobre as causas e fatores de risco para a depressão em Boa Saúde

Como o tratamento para depressão impacta nas taxas de suicídio? Descubra em Boa Saúde

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: