Publicidade

Notícias de saúde

Crianças devem se prevenir contra colesterol elevado

09 de agosto de 2013 (Bibliomed). É cada vez maior o número de crianças que apresentam níveis elevados de colesterol, e o trabalho de prevenção deve começar cedo. Segundo o presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, Hermes Xavier, casos de problemas cardíacos na família são indicadores de que a criança poderá desenvolver colesterol alto.

Estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostra que 20% dos jovens com idades entre dois e 19 anos já têm colesterol elevado, onde 8% têm altos valores de LDL (“colesterol ruim”) e 45% apresentam baixos níveis de HDL (“colesterol bom”).

O colesterol LDL é responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias, o que dificulta o fluxo do sangue e aumenta o risco de infartos e acidente vascular cerebral (AVC). Já o HDL atua na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o acúmulo de gordura nas placas. Dessa forma, quanto menores os níveis de LDL e maiores o de HDL, melhor para a saúde.

A SBC disponibiliza, em comemoração ao Dia Nacional de Controle do Colesterol, uma cartilha na qual constam informações sobre o colesterol e orientações sobre como preveni-lo.

O organismo humano produz 70% do colesterol presente no sangue, sendo os outros 30% provenientes da alimentação, e que ele é essencial para a produção de vitamina D e da bile. Didática, a cartilha explica que a má alimentação e a falta de atividades físicas são as principais causas do problema. Ela está disponível no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Fonte: Doc Press Comunicação, 07 de agosto de 2013

Saiba mais sobre o colesterol em Boa Saúde

Qual a relação entre colesterol e câncer? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: