Notícias de saúde

Obesidade e sobrepeso elevam risco de morte

08 de julho de 2013 (Bibliomed). Resultado de estudo realizado em Israel e apresentado no 73st Scientific Sessions - American Diabetes Association, que ocorreu de 21 a 25 de junho em Chicago, nos Estados Unidos, indicam que a obesidade pode diminuir a expectativa de vida alcançada durante os últimos 50 anos.

Mais alarmante ainda, segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, é que os índices de obesidade observados em adolescentes estão associados com a mortalidade na meia idade.

O estudo envolveu 2.160 adolescentes com idade média de 17,4 anos, 60% do sexo masculino, que tiveram foram monitorados no momento de seus primeiros exames médicos militares. A escolha do serviço militar para coleta de dados se dá ao fato de esse serviço ser obrigatório no país. Foi observada uma prevalência de obesidade de 11,7% no momento do recrutamento.

O desfecho primário para o estudo foi a mortalidade antes dos 50 anos, o que foi previsto em 1,21% dos homens e em menos de 1% das mulheres. Baixo peso (índice de massa corporal – IMC < 18,5) foi associado com um aumento de 11% na mortalidade antes dos 50 anos, enquanto que o excesso de peso (IMC 25 – 29,9) e obesidade (IMC>30) foram associados com risco aumentado de morte de 40% e 88%, respectivamente.

Um padrão similar foi observado entre as mulheres (aumento de 11%, 44% e 105% para baixo peso, sobrepeso e obesidade, respectivamente), embora os índices de risco relativo não tenham sido estatisticamente significativos para o grupo abaixo do peso.

Depois, os pesquisadores examinaram pessoas com IMC normal (18,5 – 24,9) para determinar os níveis de mortalidade entre pessoas de meia-idade entre esse grupo, e descobriram que aqueles com IMC entre 20,5 e 22 também estavam em risco de mortalidade na meia idade.

Considerando a década de nascimento (1950, 60, 70 e 80), os pesquisadores perceberam uma redução na mortalidade – e consequente aumento na expectativa de vida – no decorrer das décadas. Contudo, entre os recrutas militares, independentemente da década de nascimento, o maior peso está diretamente relacionado a uma maior mortalidade.

Fonte: 73st Scientific Sessions - American Diabetes Association, 21 a 25 de junho, Chicago, Estados Unidos.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários