Notícias de saúde

Cada quilo extra pode aumentar os riscos de morte, indica estudo

02 de dezembro de 2010 (Bibliomed). Seu risco de morte pode aumentar a cada quilinho extra que você ganha, segundo recente estudo dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Publicada nesta quinta-feira no New England Journal of Medicine, a pesquisa, que avaliou dados de mais de 1,4 milhões de pessoas, indicou que, mesmo que você não fume e tenha boa saúde, seu risco de morte pode aumentar em 31% a cada cinco pontos de aumento no índice de massa corporal (IMC) - medida do peso em relação à altura.

A análise de 19 estudos de longo prazo mostrou que, comparadas às pessoas com peso normal, aquelas com sobrepeso - índice de massa corporal entre 25 e 29,9 - tinham 13% maior risco de morte por qualquer causa. E os obesos apresentavam riscos ainda maiores: o IMC entre 30 e 34,9 aumentaria os riscos em 44%, comparado ao peso normal; IMC de 35 a 39,9 aumentaria em 88%; e, entre 40 e 49,9, essa taxa seria de 251%.

“Concluímos que, para os brancos não hispânicos, tanto o sobrepeso quanto a obesidade estão associados com o aumento da mortalidade por todas as causas. A mortalidade é geralmente menor na faixa de IMC entre 20 e 24,9 (considerado peso normal)”, escreveram os autores na publicação. “Em nosso estudo, houve mais de cinco vezes mais mortes entre os participantes nas maiores categorias de obesidade do que em estudos anteriores, porque a obesidade severa tem se tornado mais comum”, completaram os especialistas.

De acordo com os autores, os resultados são estatisticamente significativos e indicam que a obesidade na idade adulta pode reduzir a expectativa de vida em até quatro anos. Além disso, aliados à obesidade, o tabagismo e as doenças crônicas têm um efeito muito maior sobre a saúde e sobre o risco de morte das pessoas. Por isso, mais esforços são necessários para combater a obesidade.

Fonte: New England Journal of Medicine. 02 de dezembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários