Notícias de saúde

Portadores de transtornos mentais sofrem com o tabagismo

05 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). Pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a média de tabagismo entre os portadores de transtorno mental é superior à média nacional.

Realizada com 270 portadores de transtorno mental internados no Hospital das Clínicas de Marília, a pesquisa revelou que a média de tabagismo entre esse grupo é de 35,6%, mais do que o dobro da média de tabagismo nacional, que é de 17,6%. Além disso, o estudo revelou o tabagismo é mais frequente nos portadores de transtornos mais severos, como a esquizofrenia.

Os entrevistados foram submetidos a um questionário estruturado de identificação que constatou que 96 (35,6%) eram tabagistas. Esses relataram por meio de questões abertas o sentido do tabagismo em suas vidas.

O estudo mostrou, também, que 84,4% dos pacientes identificados como tabagistas já tentaram abandonar o vício, mas a maioria (67,7%) não recebeu qualquer tipo de apoio profissional.  

A autora do estudo, a enfermeira Renata Marques de Oliveira, explica que o tabagismo é mais frequente entre os portadores de transtornos de humor, de personalidade e esquizofrenia, e está associado ao maior tempo de diagnóstico, número de internações psiquiátricas, uso de álcool e substâncias ilícitas. “A severidade da dependência nicotínica está associada a transtornos do espectro esquizofrênico, maior idade e comorbidades físicas”, ressalta.

De acordo com a pesquisadora, o estudo revelou diferentes sentidos do tabagismo para o portador de transtorno mental, sendo o prazer, distração, automedicação dos sintomas psiquiátricos, alívio dos efeitos colaterais dos medicamentos, facilitação das interações sociais, alívio da solidão, autocontrole, proteção e segurança os mais citados.  Além disso, o tabagismo funciona, para alguns pacientes, como uma ajuda para esquecer os problemas e enfrentar a não aceitação de suas limitações.

Fonte: Agência USP, 01 de fevereiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários