Notícias de saúde

Vacina contra a dengue poderá estar disponível em 2015

29 de janeiro de 2013 (Bibliomed). O vírus da dengue é conhecido pela comunidade científica desde 1944, mas sempre desafiou os pesquisadores pelo seu caráter tetravalente.

Embora várias pesquisas tenham sido conduzidas sobre o tema, nunca havia se chegado a uma vacina eficaz contra os quatro tipos de vírus da doença. Por esse motivo, o único método de prevenção amplamente divulgado e conhecido era o combate ao mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti) através da eliminação dos criadouros e focos de transmissão.

Nos últimos quatro anos, esse cenário começou a mudar e a possibilidade de ter uma vacina eficaz contra a dengue tem se mostrado cada vez mais próxima.

Uma parceria firmada entre o Instituto Buntantan e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos resultou na produção de uma vacina que está sendo considerada segura, eficaz e de baixo custo, sendo idealizada para ser incorporada ao Programa Nacional de Imunização. Além de atender a demanda de países da América Latina, a vacina será preventiva e tetravalente, oferecendo proteção contra os quatro tipos de vírus da dengue.

No total, serão três fases de estudo para solicitar o licenciamento da vacina junto à ANVISA. Outra vacina semelhante à produzida pelo Instituto Butantan já foi testada em seres humanos nos Estados Unidos e demonstrou ser segura e imunogênica. 

A previsão é que a vacina já esteja disponível para a população em 2015. Estima-se que na primeira fase de produção, o Instituto Butantan seja capaz de produzir cerca de 60 milhões de doses da vacina por ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Butantan, 28 de janeiro de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários