Notícias de saúde

Temperatura corporal pode indicar mentiras e excitação

07 de dezembro de 2012 (Bibliomed).  Utilizando a termografia – técnica que estuda a temperatura do corpo utilizando câmeras que captam a radiação infravermelha – cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, confirmaram que a temperatura do corpo muda conforme os sentimentos ou atitudes.

Quando uma pessoa mente, a região ao redor do nariz e no canto interno dos olhos fica mais quente, num processo que vem sendo chamado de “Efeito Pinóquio”. Por outro lado, quando se faz um esforço mental considerável, a temperatura da face diminui, processo contrário do que ocorre em ataques de ansiedade, quando o rosto fica mais quente.

A termografia ajudou os pesquisadores a derrubar uma crença popular: a de que o homem se excita primeiro que a mulher. Os testes mostraram que ambos se excitam ao mesmo tempo.

A técnica pode ser utilizada, também, em diversas outras áreas de conhecimento, como na elaboração de programas de treinamentos e atividades físicas para otimizar a perda de peso, e no diagnóstico de algumas doenças neurológicas, como a esclerose múltipla, quando o corpo deixa de regular adequadamente a temperatura corporal, algo que pode ser detectado facilmente com a câmera infravermelha.

Fonte: Diário da Saúde, 05 de dezembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários