Notícias de saúde

Aquecimento global pode aumentar risco de insuficiência cardíaca

24 de novembro de 2022 (Bibliomed). Maiores temperaturas podem impactar negativamente a saúde de pacientes com insuficiência cardíaca. É o que indica pesquisa do Montpellier University Hospital, na França.

Com insuficiência cardíaca, o coração de um paciente não bombeia sangue por todo o corpo tão bem quanto deveria. Isso pode causar falta de ar e acúmulo de líquido nos pulmões, pernas e abdômen. Os médicos tendem a monitorar o ganho de peso dos pacientes porque pode sugerir congestão e pode exigir hospitalização. Pacientes com insuficiência cardíaca recebem prescrição de diuréticos para aumentar a produção de urina, o que pode ajudar com os sintomas de falta de ar e inchaço. Eles podem ser instruídos a aumentar sua dose de diurético se estiverem com falta de ar, inchaço ou ganho de peso repentino.

O estudo incluiu 1.420 pacientes com insuficiência cardíaca crônica e analisou seu peso corporal e a temperatura do ar entre 1º de junho e 20 de setembro de 2019, um período de tempo que incluiu duas ondas de calor. Os pesquisadores usaram um sistema nacional de telemonitoramento para coletar remotamente informações sobre peso e sintomas, com os pacientes se pesando diariamente em uma balança que enviava dados para a clínica. Os pacientes também relataram sintomas diários, incluindo edema [inchaço], fadiga, falta de ar e tosse, com respostas enviadas automaticamente por meio de um dispositivo para a clínica.

Considerando o peso do paciente, a temperatura ambiente no mesmo dia e a temperatura dois dias antes da medição do peso, os pesquisadores encontraram uma forte relação entre temperatura e peso, com o peso caindo à medida que a temperatura aumentava. A conexão mais forte foi encontrada com as temperaturas dois dias antes da medição do peso.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados indicam a importância de os sistemas de telemonitoramento também precisam alertar os médicos sobre a perda de peso em pacientes com insuficiência cardíaca, pois isso requer que os medicamentos sejam reajustados. Para os pacientes que não são monitorados remotamente, o ideal é que se entre em contato com o médico caso o peso diminua 2 quilos durante uma onda de calor.

Fonte: ESC Heart Failure. DOI: 10.1002/ehf2.14129.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários