Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Coronariografia (código da AMB 3.09.11.07-9)

O que é o exame: consiste no cateterismo seletivo das artérias coronárias (artérias que irrigam o coração), com injeção direta de meios de contraste e realização de radiografias para visualização do fluxo de sangue através do coração.

Para que serve: investigação de doenças arteriais coronarianas, como aterosclerose, que podem causar um ataque cardíaco. O exame está indicado em pacientes com angina instável, dor torácica atípica, estenose aórtica ou insuficiência cardíaca inexplicada.

Instruções para a realização do exame: antes da coronariografia é feito o cateterismo cardíaco e o paciente recebe um sedativo leve para relaxar. Uma área corporal, geralmente o braço ou a virilha, recebe anestesia local e é feita a inserção de um cateter venoso, que é cuidadosamente conduzido até as artérias do coração.

- O paciente não pode comer ou ingerir líqüido 8 horas antes do exame.

- Deve ser assinado um termo de consentimento para a realização do exame e informar ao médico episódios prévios de alergia a frutos do mar, reações a materiais contrastados, uso de Viagra e desejo de engravidar.

Riscos do exame: a coronariografia carrega riscos levemente maiores que outros exames cardíacos, contudo é um teste bastante seguro se realizado por uma equipe experiente. Os riscos do procedimento incluem: arritmias cardíacas, tamponamento cardíaco, trauma arterial causado por hematoma, hipotensão arterial, reação ao meio de contraste, hemorragia, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. O material de contraste pode afetar os rins particularmente em pacientes diabéticos.

Considerações: nos casos em que se encontra um bloqueio nas coronárias, o médico pode realizar uma intervenção coronariana percutânea para a desobstrução.

Fontes:

- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health