Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Tomografia Computadorizada dos Seios Paranasais (código da AMB: 4.10.01.03-6)

O que é?

A tomografia computadorizada (TC) dos seios paranasais é um exame de imagem que utiliza raios-x para criar imagens detalhadas dos espaços preenchidos por ar no interior da face (cavidades, ou seios da face, ou seios paranasais). Os seios paranasais são espaços ocos, espaços preenchidos por ar, localizados dentro dos ossos da face e em torno da cavidade nasal. Existem quatro pares de seios, cada um deles ligado à cavidade nasal por pequenas aberturas.

Por que este exame é feito?

A TC rapidamente cria imagens detalhadas dos seios da face. O exame pode ser usado para:

  • Diagnosticar defeitos congênitos nos seios
  • Diagnosticar uma infecção nos ossos dos seios da face (osteomielite)
  • Diagnosticar sinusite ou uma infecção da cavidade
  • Avaliar lesão ou trauma na face acometendo os seios
  • Pesquisar pólipos nasais
  • Para planejamento de cirurgias
  • Identificar a causa de sangramentos nasais de repetição
  • Pesquisa de lesões não-cancerosas ou de cânceres

Como o exame é feito?

O paciente é solicitado a deitar-se em uma mesa estreita que desliza para o centro do “scanner” de TC. Assim que estiver dentro do “scanner, a máquina do feixe de raios X gira em torno “do paciente. “Scanners” espirais mais modernos em espiral podem realizar o exame em um movimento contínuo.

São criadas várias imagens individuais de raios X, chamada de “slices”(fatias). Estas imagens podem ser armazenadas, vistas em um monitor ou impressas em filme. Modelos tridimensionais dos seios podem ser criados. Pode ser solicitado ao paciente que prenda a respiração por curtos períodos de tempo.

Figura 1: Tomografia computadorizada dos seios paranasais _ Hipolasia de seio maxilar D

O processo de obtenção das imagens dura cerca de 5 minutos. Todo o processo deve demorar cerca de 15 minutos.

Como se preparar para o exame?

Alguns exames exigem um corante especial, chamada de contraste, que é injetado no corpo antes de se iniciar o exame. O contraste pode realçar áreas específicas dentro do corpo, o que cria uma imagem mais nítida.

Algumas pessoas têm alergia ao contraste intravenoso e pode precisar de receber medicamentos antes do exame, a fim de receber com segurança a esta substância.

O contraste pode ser administrado através de uma veia da mão ou antebraço. Caso o contraste seja usado, poderá ser solicitado ao paciente que fique em jejum por 4 a 6 horas antes do procedimento.

Quais são os riscos do procedimento?

O maior risco é a alergia ao contraste. O paciente deve informar ao seu médico assistente e ao médico radiologista em caso de histórico de alergias a medicamentos, alimentos ou outras substâncias.

Fonte: Medline Plus