Notícias de saúde

Crianças pequenas podem transmitir coronavírus tanto quanto adultos

14 de agosto de 2020 (Bibliomed). Crianças pequenas com COVID-19 leve ou moderado podem ter a mesma ou maior quantidade de vírus em suas vias respiratórias superiores que crianças mais velhas e adultos, diz estudo realizado no Ann and Robert H. Lurie Children's Hospital, nos Estados Unidos. Em termos práticos, isso significa que crianças com cinco aos ou menos podem espalhar o vírus da mesma forma de os adultos.

Para o estudo, foram avaliados 145 pacientes com doença leve a moderada dentro de uma semana após a apresentação dos sintomas. Foi utilizada uma abordagem de triagem padrão para COVID-19. Os pesquisadores classificaram os participantes do estudo em três grupos: 46 crianças menores de cinco anos, 51 crianças de cinco a 17 anos e 48 adultos de 18 a 65 anos.

Os testes revelaram que crianças pequenas tinham ácido nucleico viral equivalente ou mais no trato respiratório superior em comparação com crianças mais velhas e adultos. O trato respiratório superior inclui o nariz e as vias nasais, seios paranasais, faringe e a porção da laringe acima das cordas vocais.

De acordo com os pesquisadores, embora o estudo não atende à transmissão, um outro trabalho sobre COVID-19 mostrou que níveis de ácido nucleico viral semelhantes aos que foram encontrados em crianças pequenas refletem níveis de vírus infeccioso.

Os pesquisadores ressaltam que são necessários mais estudos, e envolvendo mais participantes, para confirmar se essas cargas virais significativas são um fator na transmissão da doença.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2020.3651.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários