Mortalidade por AVC diminuiu na última década

Comentar

Comportamento Saúde da família

Os casos de morte por acidente vascular cerebral (AVC) entre idosos diminuíram 32% nos últimos dez anos. Os dados são do Ministério da Saúde, que classifica o problema como morte evitável.

Entretanto, apesar da queda no número de mortes na primeira década do século XXI, o AVC ainda está entre as principais causas de morte e internação no Brasil. Além das mortes, o problema é a principal causa de incapacidade em adultos no mundo.

O AVC é causado por uma insuficiência no fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro. Essa restrição no fornecimento de sangue pode provocar lesão ou morte celular e danos nas funções neurológicas.

O tratamento precoce é fundamental para evitar sequelas graves no AVC. Para saber se uma pessoa está sofrendo um acidente vascular cerebral, peça a ela que sorria e observe se o sorriso está torto. Depois, veja se ela consegue levantar os dois braços, observe se existem diferenças na fala, como fala arrastada ou enrolada. Em caso de identificação de algum desses sinais, busque um hospital imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>