Epilepsia desperta sentimento de proteção no irmão saudável

Comment

Comportamento Saúde do bebe e da criança

destaque_irmaosIrmãos e irmãs de crianças com epilepsia tendem a se preocupar e se sentem protetores em relação a elas. Estudo realizado pela RTI International, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos sediado na Carolina do Norte. A Dra Barbara Kroner, pesquisadora do RTI, explica doenças crônicas em crianças têm um impacto significativo sobre toda a família, como é o caso da epilepsia.

O estudo envolveu 61 pais de crianças com epilepsia. Esses foram questionados sobre o efeito da doença no irmão saudável, dando prioridade para diferenças de idade entre irmãos de pelo menos quatro anos.

Cinquenta e seis por cento dos pais afirmaram que o irmão saudável se preocupava com a criança com epilepsia e se essa teria uma crise convulsiva. Cerca de metade dos pais disse que o irmão se preocupa se criança com epilepsia sente dor ou sofre durante uma convulsão, enquanto 43% disseram que o irmão sente orgulho da criança com epilepsia. Quase dois terços disseram que o irmão se sente protetor da criança que tem convulsões.

As expressões negativas eram incomuns. Apenas 15% dos pais disseram que o irmão se queixa de que a criança com epilepsia recebe mais atenção. Oito por cento disseram que o irmão não diz às pessoas que a outra criança tem epilepsia, e 11% disseram que o irmão sentia raiva da situação.

De acordo com a Dra Barbara Kroner, esses dados apontam para a necessidade de envolver a criança saudável no tratamento do irmão com epilepsia, explicando como é a doença, como ocorre a convulsão e como eles podem ajudar o irmão no momento do ataque.

O estudo foi apresentado no American Epilepsy Society 70th Annual Meeting, que ocorreu de 02 a 06 de dezembro de 2016 em Houston, Texas.

Fonte: American Epilepsy Society 70th Annual Meeting, 02 a 06 de dezembro de 2016, Houston, Texas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *