Discriminação por peso aumenta risco de morte

Comment

Comportamento

destaque_obesidadeAlém dos problemas de saúde acarretados pela obesidade, pessoas acima do peso enfrentam diariamente discriminação e bullying, o que, segundo estudo da Universidade Estadual da Flórida, aumenta o risco de morte.

Publicado na revista Psychological Science, o estudo considerou dados de pesquisas e de saúde em 13.962 participantes do Health and Retirement Study, e 5.079 participantes do Midlife in the United States Study.

Após a contabilização do índice de massa corporal (IMC), saúde subjetiva, carga de doença, sintomas depressivos, histórico de tabagismo e atividade física, os pesquisadores descobriram a discriminação com base no peso foi associada a um aumento de 60% no risco de morte.

De acordo com os resultados do estudo, os efeitos psicológicos da discriminação, através de piadas, imagens, comparações ou insultos, até mesmo quando estes são utilizados como “brincadeiras” para motivar a perda de peso, podem aumentar a probabilidade de a pessoa obesa se envolver em atividades que contribuam para manter ou agravar sua situação.

Os pesquisadores explicam que muitas pessoas acreditam que, ao falarem para os obesos sobre seu peso de forma pejorativa, mesmo tendo consciência de que esse ato fere seus sentimentos, estão os motivando a emagrecer, o que, a longo prazo, poderia resultar em benefícios para a saúde. Contudo, o estudo provou que estes comentários têm mais efeitos negativos do que positivos.

Fonte: Psychological Science, 29 de setembro de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *