Consumidores não leem a tabela nutricional dos alimentos

4 Comentários

Comportamento

Desde 2001, é norma que as embalagens de alimentos tragam impressas as informações nutricionais referentes àquele produto. A medida foi imposta para que os consumidores tivessem acesso a informações que os ajudassem a escolher o que era melhor para sua saúde. Contudo, pesquisa realizada na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, comparou os consumidores que dizem ler as tabelas e os que realmente as leem.

Para tal, os pesquisadores utilizaram câmeras especiais que rastrearam onde os olhos dos consumidores focavam quando olhavam as embalagens dos produtos. Em seguida, eles foram entrevistados e relataram o quanto achavam importante as tabelas nutricionais e o quanto eles haviam lido.

Os resultados mostraram que o número de pessoas que afirmavam ler as tabelas nutricionais era muito maior do que os que realmente as liam. Os equipamentos especiais mostraram que quando os consumidores olhavam para tabela nutricional, focavam-se em seu centro, o que evidencia que esses liam os primeiros itens e interrompiam a leitura antes de chegar ao final da tabela.

4 comments

  1. Marcio

    O consumidor não lê por que não entende e isso não é culpa dele.
    Ninguém sabe a quantidade correta para consumo de determinada substância. Eu olho essas tabelas e faço cara de paisagem… não me diz nada.

    O que me significa 20mg de gordura? 50 calorias? 2mg de fibra? é muito? é pouco? é bom? é ruim? Nunca vou saber!

    Um consumidor normal não sabe quantificar isso. Quem deveria analisar essas tabelas são os especialistas.

  2. Cris

    Acho que é questao de querer saber para que serve. Pelo menos vejo desta forma, concondo com o Antonio, as vzs nem da pra ler com aquelas letras miudas.
    Tudo équestao de entender e ter rotina de fazer essas leituras. Aqui em casa tenho uma pessoa com colesterol alto e isso ájuda muito a manter a dieta dela dentro do necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>