Idade paterna pode afetar o desenvolvimento social das crianças

Comentar

Comportamento

destaque_crianca-birraEstudo publicado no Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry descobriu que a idade paterna no momento da concepção pode influenciar o desenvolvimento social dos filhos ao longo do tempo.

Pesquisadores do Mount Sinai Hospital, nos Estados Unidos, analisaram comportamentos sociais das crianças desde a infância até a adolescência, descobrindo que as crianças cujo pai era muito jovem ou muito velho na concepção diferiam na forma como adquiriram habilidades sociais.

O estudo envolveu a análise de mais de 15.000 gêmeos com idades entre quatro e 16 anos, no intuito de avaliar as habilidades sociais da criança comparando-as com a idade do pai no momento de seu nascimento.

Os resultados mostraram que crianças nascidas de pais com idade inferior a 25 anos ou superior a 51 anos apresentavam comportamentos mais pró-sociais no início do desenvolvimento. No entanto, no momento em que as crianças atingiram a adolescência elas apresentaram menor habilidade social em comparação com aquelas cujos pais tinham entre 25 e 50 anos no momento de seu nascimento. O estudo mostrou, também, que fatores genéticos podem influenciar o desenvolvimento de habilidades sociais.

Fonte: Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 02 de maio de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>