Publicidade

Artigos de saúde

Prevenção de Morte por Asfixia em Bebês

Descrição

A maioria dos casos de bebês que morrem por asfixia ocorre quando eles são colocados sobre superfície macias nas quais afundam. Os bebês de 0 a 4 meses tem maior risco de sufocar-se. Estes bebês não têm força suficiente para levantar a cabeça e voltar a respirar. Muitas das mortes ocorrem quando um bebê dorme de dia na casa de alguém que não tem berço.

É preciso mencionar outra causa de asfixia. Muitas mães dormem sobre seus filhos sufocando-os, portanto se estiver amamentando na cama, cuidado!!! Deixe o bebê em um berço ao lado de sua cama.

As mortes por asfixia são responsáveis por mortes no berço ou síndrome de morte infantil repentina, SIDS. Apesar de amplas investigações, continua um mistério a causa das mortes no berço. Os verdadeiros SIDS não podem ser previstos nem evitados. Há uma evidência: fumar em casa aumenta consideravelmente o risco de SIDS o que deve ser evitado.

Prevenção da asfixia infantil

Para estar a salvo, coloque o bebê de costas num berço de colchão firme. A partir de 1992, esta posição de dormir foi recomendada pela Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics) no caso de bebês saudáveis nos primeiros 6 meses de vida. Dormir de lado é uma alternativa aceitável, mas de costas é mais seguro.

As superfícies macias não são seguras para os bebês mesmo que estejam de costas. (A razão: Alguém, por exemplo, outra criança, pode virá-lo).

Você pode evitar estas mortes trágicas se nunca colocar os bebês pequenos nas seguintes superfícies macias:

- Cama d'água;
- Almofadas de pelego ou protetores de colchão;
- Almofadas suaves, cheias de penas, etc.;
- Qualquer superfície frágil e esponjosa, incluindo-se colchões ou edredon;
- Colchões cobertos por saco plástico.

Prevenção de asfixia de crianças pequenas que estão começando a caminhar

Os bebês maiores e as crianças pequenas podem se sufocar com sacos ou filmes plásticos. Estes acidentes geralmente ocorrem quando eles colocam o plástico na cabeça ou entram neles. Descarte quaisquer sacos plásticos em locais seguros. Mantenha os seguintes produtos longe das crianças menores de três anos:

- Sacos de lavanderia;
- Sacos de barracas;
- Sacos de lixo.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: