Notícias de saúde

Baixa de oxigênio no nascimento pode aumentar o risco de doença cardiovascular mais tarde

12 de maio de 2023 (Bibliomed). Um estudo observacional do Karolinska Institutet da Suécia mostra que bebês que sofrem de complicações por deficiência de oxigênio no nascimento têm quase duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares durante a infância e início da idade adulta do que aqueles sem essas complicações. Ainda assim, o risco absoluto de doença cardiovascular é muito baixo em idade jovem. Os resultados foram publicados na revista The Lancet Regional Health - Europe.

De acordo com os pesquisadores, o estudo pode ser o primeiro desse tipo a examinar como as complicações relacionadas à asfixia no nascimento – algo que ocorre em cerca de quatro milhões de bebês por ano em todo o mundo – afeta o risco de doenças cardiovasculares mais tarde na vida. Pesquisas anteriores concentraram-se principalmente na associação entre asfixia no período neonatal e desenvolvimento cerebral.

O estudo acompanhou mais de 2,8 milhões de indivíduos nascidos na Suécia entre 1988 e 2018, dos quais 31.419 sofreram complicações relacionadas à asfixia no nascimento. Um total de 4.165 casos de doença cardiovascular foram identificados durante o período de acompanhamento. O aumento do risco foi particularmente saliente para acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, bem como para fibrilação atrial. Os pesquisadores levaram em conta potenciais fatores de confusão, como peso ao nascer e estilo de vida materno.

Apesar do risco relativamente alto, o número absoluto de bebês que sofrem de doenças cardiovasculares apesar da asfixia ao nascer é muito baixo. Após o período de seguimento de 30 anos, apenas 0,3% daqueles com complicações relacionadas à asfixia tiveram diagnóstico cardiovascular, em comparação com 0,15% daqueles sem complicações.

Como o estudo foi observacional, os pesquisadores foram incapazes de estabelecer qualquer relação de casualidade ou propor quaisquer mecanismos subjacentes.

Fonte: The Lancet Regional Health - Europe. DOI: 10.1016/j.lanepe.2022.100532.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários