Publicidade

Artigos de saúde

Preservativo Feminino

O que é preservativo feminino?

O preservativo feminino é uma bolsa de poliuretano de dezessete centímetros que se ajusta na vagina. É um método contraceptivo de barreira que pode também proteger contra várias doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Como é usado?

Existe um anel flexível no extremidade fechada da bolsa. Um anel ligeiramente maior está na extremidade aberta. O anel na extremidade fechada mantém o preservativo na posição correta na vagina. O anel da extremidade aberta fica fora da vagina. Quando o preservativo estiver em posição durante a relação sexual, não há nenhum contato da vagina e da cérvice com a pele do pênis ou suas secreções. O preservativo feminino pode ser inserido até 8 horas antes do sexo.

Siga as seguintes instruções para colocá-lo corretamente:

1. Ache uma posição confortável que pode ser:

- de pé com um dos pés em uma cadeira
- agachada com seus joelhos separados
- deitada com suas pernas dobradas e joelhos afastados.

2. Segure o preservativo com a extremidade aberta pendurada para baixo. Aperte o anel interno com seu dedo polegar e médio.
3. Segurando o anel interno apertado e junto, insira-o na vagina, empurrando-o até ultrapassar o nível do osso do púbis.

Quando corretamente inserido, o anel externo ficará pendurado para baixo ligeiramente fora da vagina. Durante a relação sexual, com sua mão introduza o pênis na vagina no interior do preservativo feminino. Se o preservativo parece estar grudando e se movendo com o pênis em lugar de repousar na vagina, pare e ponha lubrificante dentro do preservativo (próximo ao anel externo) ou no pênis.

Para remover o preservativo feminino depois da relação:

1. Aperte e torça o anel externo para manter o sêmen do lado de dentro da bolsa.

2. Puxe suavemente o preservativo feminino para fora e jogue-o no lixo.

Não reutilize preservativos, nem utilize os dois tipos de preservativo, feminino e masculino, ao mesmo tempo. Seja cuidadoso para não rasgá-lo com unhas ou objetos afiados.

Quais são os benefícios?

- O preservativo feminino protege contra gravidez quase tão bem quanto o diafragma. Sua porcentagem de falha é de 21%.
- O preservativo feminino dá às mulheres uma maneira de se proteger contra algumas doenças sexualmente transmissíveis. Da mesma forma que preservativos de látex para homens, nem o vírus da AIDS (HIV) nem o vírus da hepatite B podem penetrar o poliuretano do preservativo para mulheres.
- É menos provável que o poliuretano cause uma reação alérgica que um preservativo de látex masculino.
- O preservativo feminino é menos propenso a romper ou rasgar.
- Não é necessário prescrição médica.
- O preservativo feminino confere uma oportunidade às mulheres de dividirem a responsabilidade pelo uso de preservativos com seu parceiro.

Quais são as desvantagens?

- Cada preservativo feminino pode ser usado uma vez só e custa entre R$5,00 e R$10.00.
- O anel exterior é um pouco incômodo.
- Como o preservativo masculino, o preservativo feminino não fornece proteção completa contra todas as DSTs. As infecções podem ser transmitidas por organismos em áreas da pele que não são cobertas pelo preservativo. Por exemplo, o preservativo não provê proteção confiável contra o vírus do herpes simplex ou o vírus da verruga venérea.

Escrito por Dee Ann DeRoin, DOUTORA EM MEDICINA (Instruções para usar o preservativo feminino foi obtido com permissão do Relatório de Contracepção, Atualização para a Paciente, Vol. V, Nº 6.)

Copyright 1998 Sistemas de Referências Clínicas



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: