Notícias de saúde

Ministério vai incluir idosos em programas de prevenção à Aids

Belo Horizonte, 18 de Setembro de 2001 (Bibliomed). A terceira idade será incluída nos programas brasileiros de prevenção à Aids. Segundo a Coordenação Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, uma das estratégias será a distribuição de preservativos femininos e masculinos para pessoas com mais de 60 anos.

Até agora, foram registrados 15.263 casos de Aids na faixa etária dos 50 aos 69 anos, em um universo de mais de 210 mil notificações. O crescimento da epidemia entre os idosos foi observado a partir de uma pesquisa do hospital carioca Graffè & Guinle.

A informação de que a epidemia avança entre as pessoas que têm entre 50 e 79 anos foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Entre 60 e 69 anos, a incidência passou de sete casos para cada 100 mil habitantes nesta faixa etária, para 19. A diferença foi observada no período de 1990 e 1998.

Entre os pacientes pesquisados, o aumento da incidência foi mais significativo nas pessoas que têm entre 50 e 59 anos. Neste grupo, são 39,8 casos para cada 100 mil habitantes.

Em 1990, eram 14,69. Os especialistas acreditam que o crescimento de doentes na terceira idade está relacionado ao aumento da expectativa de vida da população e aos estímulos para a inserção social e o exercício da sexualidade.

Em contrapartida a esse aumento no número de casos, está o fato de que o uso do preservativo nesta faixa etária ainda é baixo. Este é o motivo que levou o Ministério a adotar inicialmente a distribuição dos preservativos.

As ações de prevenção também serão intensificadas. Além disso, a Coordenação Nacional vai convidar entidades, órgãos públicos e ONGs que trabalham com o público na terceira idade para participar das atividades.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários