Publicidade

Artigos de saúde

Cuidados caseiros para pele e cabelo

Neste artigo:

- Cuidados com a beleza
- Como hidratar sua pele
- Cuidando dos Cabelos

Cuidados com a beleza

Quem não gosta de se sentir bonito? Mas, a beleza não é algo que vem de graça. É preciso se cuidar, e nada melhor para transparecer saúde e vitalidade do que ter pele e cabelos hidratados.

Existem vários tratamentos caros para cuidar da pele e dos cabelos, mas não é preciso gastar fortunas para ficar bonito. Com criatividade - e uma passadinha no mercado - é possível manter e realçar a beleza, e o melhor, sem gastar muito.

Como hidratar sua pele

A primeira coisa a se fazer antes de se iniciar qualquer tratamento é descobrir qual seu tipo de pele. A pele se divide em três tipos principais: seca, mista ou oleosa. A partir daí, é possível preparar máscaras de hidratação.

Pele seca

Fina e sensível, esse tipo de pele tem pouca umidade natural, o que tira seu brilho, deixando-a opaca. Tem tendência a descascar e, em pessoas mais maduras, a provocar rugas perto dos olhos e boca.

Hidratação nesse tipo de pele é fundamental, e o abacate é uma arma superpotente. Amassar maio abacate e misturar com uma colher de mel forma uma pasta que deve ser aplicada no rosto por 20 minutos. Para enxaguar, água morna. O resultado? Uma pele superhidratada!

Pele oleosa

Muito comum em adolescente, a pele oleosa, diferentemente da seca, tem excesso de óleo e apresenta brilho característico na testa, no nariz e no queixo (a famosa Zona T). Além disso, o óleo aumenta a presença de cravos, espinhas e poros dilatados.

Para minimizar esses efeitos nada agradáveis, é importante controlar o excesso de óleo. Para isso, basta misturar uma colher de sopa de fubá, uma de amido de milho e duas de água mineral e aplicar no rosto com movimentos circulares, principalmente nas áreas mais oleosas. Isso vai promover uma leve esfoliação além de neutralizar a oleosidade.

Pele mista

Essa pele é mais complexa. Ela possui características de pele oleosa no nariz, testa e queixo, e textura normal no restante do rosto. Por isso, exige cuidados especiais, e, mais uma vez, o abacate entra como um aliado da beleza.

Bater no liquidificador um quarto de um abacate, dois morangos e uma colher (sopa) de suco de laranja e aplicar no rosto, deixando agir por 30 minutos, promove esfoliação e hidratação ao mesmo tempo. O melhor: essa misturinha milagrosa ajuda a combater as rugas!

Cuidando dos Cabelos

Os cabelos são a moldura do rosto, e merecem atenção especial. Fios brilhantes mostram mais do que beleza, mas representam saúde, tanto que quando a pessoa está doente, seus fios, por vezes, perdem a vitalidade.

Frutas, legumes, iogurte e mel podem ajudar a dar vida nova aos seus cabelos através de máscaras baratas e simples de serem preparadas. Contudo, assim como ocorre com a pele, é preciso identificar o tipo do cabelo: normal, oleosos ou secos.

Cabelos normais: é quando os fios apresentam a maciez, brilho e volume adequados. Esses são os cabelos mais saudáveis, não ressecando com facilidade e nem apresentando excesso de oleosidade. Podem ser hidratados a cada 15 dias.

Cabelos oleosos: quando as glândulas sebáceas produzem mais óleo do que o normal, os cabelos tendem a ficar oleosos e com menos volume. Os cuidados devem ser diários: os cabelos precisam ser lavados todos os dias e com produtos específicos para cabelos oleosos. A hidratação deve ser mais espaçada, feita uma vez por mês.

Cabelos secos: ao contrário do que acontece com quem tem cabelos oleosos, quem possui os fios secos não produz óleo suficiente para lubrificar toda extensão capilar, o que os deixa sem brilho, frágeis e ásperos ao toque. Essa característica os torna mais volumosos e difíceis de pentear. Não devem ser lavados todos os dias e a hidratação pode ser feita uma vez por semana.

Máscaras caseiras são eficientes na hidratação, além de serem econômicas. Veja algumas receitas interessantes.

Máscara de abacate

As propriedades nutritivas do abacate podem ser aproveitadas também nas madeixas. Para fazer essa máscara, nem precisa de outros ingredientes, basta amassar o abacate até se obter uma pasta fina e aplicar sobre os cabelos massageando por cinco minutos. Depois, basta deixar agir por 30 minutos e enxaguar com xampu. Acrescentar ao abacate ½ xícara de chá de leite de coco potencializa o poder hidratante dessa máscara, que é indicada para cabelos secos.

Cenoura e mamão

Uma cenoura, meio mamão papaia e um copo de água. Com esses três ingredientes você prepara uma máscara superpotente que vai deixar seus cabelos com um brilho espetacular. Para isso, basta bater a cenoura e a água no liquidificador até virar uma pasta. Depois, misturar o mamão amassado e algumas gotinhas de condicionador, aplicar sobre os fios e deixar agir por 20 minutinhos. Pessoas com cabelos normais ou secos podem se beneficiar muito dessa mistura.

Iogurte, Mel e Banana

Sim! Essa mistura que dá água na boca faz muito bem aos cabelos. Amassando uma banana e acrescentando uma colher de mel e um copo de iogurte natural está pronta uma máscara que deixa os fios radiantes. Basta aplicar sobre os fios e deixar agir por 20 minutos. Depois, é só enxaguar com água abundante, e, no último enxágue, misturar uma colher (sopa) de vinagre de maçã em um litro de água. Garantia de fios renovados. Indicada para cabelos secos e normais.

Espinafre e alecrim

Bater no liquidificador um ramo de espinafre cozido, com dois galhos de alecrim ajuda a diminuir a oleosidade. Depois de batida, a mistura deve ser coada e aplicada sobre os cabelos, onde deve agir pode 30 minutos. Depois, o cabelo pode ser lavado normalmente.

Máscara de Babosa

Batendo no liquidificador uma folha de babosa, uma colher (café) de azeite ou óleo de amêndoas e duas colheres (sopa) de água, está pronta uma máscara que dá muito brilho aos fios. Depois de coada é só aplicar sobre os cabelos e deixar agir por 20 minutos.

Chocolate

O chocolate, além de saboroso, pode ajudar a manter os fios hidratados. A mistura de uma barra pequena (30 gramas) de chocolate ao leite derretido em misturado com um copo de leite integral e uma colher (sopa) de mel faz milagres para os cabelos. Depois de aplicado, é só deixar agir por 20 minutos e enxaguar. Os cabelos secos ficarão super brilhantes.

Chá de menta

Ferver por cinco minutos uma xícara de folhas de menta fresca, uma xícara de água mineral sem gás e o suco de um limão médio produz um líquido poderoso no combate à oleosidade. Com a mistura já fria, é só aplicar nos cabelos lavados e deixar agir por 10 minutos. Depois, é enxaguar com água morna e pronto, adeus oleosidade.

Fontes: Boa Saúde, M de Mulher e Vila Mulher.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.                                                           16 de setembro de 2015



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: