Publicidade

Artigos de saúde

Alergia medicamentosa

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- Introdução
- Quais as causas da alergia medicamentosa?
- Quais os fatores de risco para o desenvolvimento de alergia medicamentosa?
- Quais os sintomas de alergia medicamentosa?
- Quais os cuidados domésticos?

Introdução

As reações alérgicas são efeitos colaterais pouco comuns e indesejados dos medicamentos. Nesses casos, diferentes tipos de reações alérgicas podem ocorrer; além disso, a gravidade dessas reações é bastante variável, indo desde erupções cutâneas leves e localizadas até efeitos graves sobre os sistemas orgânicos. O órgão mais frequentemente acometido nessas reações é a pele, embora as reações alérgicas aos medicamentos possam acometer qualquer órgão e sistema orgânico.

O reconhecimento dos sintomas de alergia medicamentosa é de extrema importância, porque ela pode ser ameaçadora à vida. No entanto, a morte devida à reação alérgica grave a medicamento é bastante rara.

A reação alérgica não costuma ocorrer após o primeiro uso do medicamento. Ela ocorre com maior probabilidade a partir da segunda vez que a pessoa entra em contato com o medicamento. Se uma pessoa desenvolve uma reação após o primeiro contato com o medicamento, ela provavelmente já fez uso do mesmo no passado, porém sem ter conhecimento disso.

Vale ressaltar, que nem toda reação que se desenvolve em relação ao uso de um medicamento, é reação alérgica. Sabe-se que, menos de 10% das reações adversas dos medicamentos, são alérgicas. Outras causas de efeitos colaterais, associados ao uso dos medicamentos são: interação entre dois ou mais medicamentos em uso concomitante, incapacidade de metabolização do medicamento pelo organismo (fígado ou rim), overdose, efeitos colaterais irritativos, como náuseas, vômitos e diarréia.

Quais as causas da alergia medicamentosa?

A reação alérgica é causada por uma reação exagerada do sistema imunológico contra o medicamento, que é reconhecido como um "invasor", ou antígeno. Esse tipo de reação excessiva é frequentemente chamada de reação de hipersensibilidade. Os eventos que ocorrem nessas reações são os seguintes:

- Após o primeiro contato com o medicamento, o organismo produz anticorpos contra determinado agente invasor (antígeno) e os armazena em células específicas.

  • Nas reações alérgicas, o anticorpo envolvido é de uma classe chamada de IgE.
  • Quando o organismo entra em contato novamente com o medicamento, os anticorpos avisam as células para liberarem substâncias químicas denominadas de mediadores da resposta inflamatória. A histamina é um exemplo desses mediadores.
  • Os sintomas associados à reação alérgica são causados pelos efeitos desses mediadores nos órgãos e outras células.

- Os principais medicamentos associados ao desenvolvimento de alergia medicamentosa são os seguintes:

  • Analgésicos, como codeína, morfina, antiinflamatórios e aspirina;
  • Antibióticos, como as penicilinas, as sulfas e as tetraciclinas;
  • Medicamentos anticonvulsivantes, como a fenitoína e a carbamazepina.

Quais os fatores de risco para o desenvolvimento de alergia medicamentosa?

  • Exposição freqüente ao medicamento;
  • Uso de altas doses da droga;
  • Uso injetável, ao invés de comprimidos;
  • Tendência familiar ao desenvolvimento de alergias e asma.

Quais os sintomas de alergia medicamentosa?

As alergias medicamentosas podem causar diversos tipos de sintomas, dependendo da droga envolvida e da freqüência com a qual o indivíduo entrou em contato com ela. Os sintomas mais comuns são:

- Na Pele

  • Lesões cutâneas semelhantes ao sarampo;
  • Urticária: lesões avermelhadas e elevadas, de formato irregular e com bastante coceira associada;
  • Aumento da sensibilidade à luz solar, de forma que quando exposta ao sol, a pele desenvolve lesões descamativas e com coceira associada;
  • Eritema Multiforme: nesse tipo de reação, surgem lesões elevadas, avermelhadas e com coceira, às vezes com aspecto tipo "em alvo". O paciente pode desenvolver edema de face ou língua.

- Febre

- Dores musculares e nas articulações

- Aumento de linfonodos (formação de "ínguas")

- Inflamação dos rins

Ao contrário de vários tipos de reação alérgica, que ocorrem pouco tempo após a exposição ao alérgeno, a reação alérgica a medicamento tende a ocorrer dias a semanas após a primeira dose do medicamento.

- Anafilaxia, ou Reação Alérgica Grave.

  • Esse tipo de reação alérgica é bastante grave e pode levar à morte rapidamente, de forma que o paciente deve ser tratado em caráter de emergência médica. Quase todos os casos de reação anafiláticos ocorrem nas primeiras quatro horas após a primeira dose do medicamento, principalmente na primeira hora. Porém muitos casos ocorrem nos primeiros minutos;
  • Reações cutâneas: urticária, vermelhidão, sensação de calor, coceira;
  • Dificuldade para respirar: opressão torácica, chiera, sensação de aperto na garganta;
  • Sensação de desmaio iminente, podendo levar o paciente à perda da consciência, devido à rápida queda da pressão arterial;
  • Batimentos cardíacos acelerados ou irregulares;
  • Inchaço na face, língua, lábios, garganta, articulações, mãos e pés.

Quais os cuidados domésticos?

No caso de urticária ou reações cutâneas localizadas, recomendam-se as seguintes medidas:

  • Tome banhos frios ou aplique compressa fria;
  • Use roupas leves, que não irritem a sua pele;
  • Diminua o ritmo de suas atividades diárias;
  • Para obter alívio da coceira, pode-se aplicar no local loção de calamina ou fazer isso de medicamentos antiinflamatórios.

No caso de reações mais graves, não se recomenda o tratamento em casa, devendo-se procurar um médico imediatamente. Na ocorrência de uma reação anafilática, os seguintes passos são importantes, enquanto se espera por ajuda:

  • Tente ficar calmo, tranqüilo;
  • Se você conseguir identificar a fonte da reação, evite nova exposição;
  • Tome um antiinflamatório, caso esteja apresentando dificuldade para deglutir;
  • Se você estiver com chiera ou dificuldade para respirar, use bombinha de broncodilatador (a mesma usada no tratamento da asma) se disponível;
  • Se você estiver com sensação de desmaio iminente, deite-se e eleve seus membros inferiores a um nível acima da cabeça, permitindo aumento do fluxo de sangue para o cérebro;
  • Se você possui um kit de injeção de adrenalina, aplique uma dose de acordo com as orientações. Esse medicamento reverte rapidamente os sintomas graves;
  • Pessoas capacitadas devem administrar as manobras de ressuscitação cárdiopulmonar, caso a pessoa fique inconsciente, pare de respirar ou não apresente pulso arterial;
  • Sempre que possível, seus familiares devem ser capazes de fornecer informações sobre os medicamentos que você faz uso e se você é alérgico a alguma coisa.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.                                        23 de março de 2007



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: