Publicidade

Artigos de saúde

Instrumentos para Tomar Insulina

Medicamentos para Pessoas com Diabetes

Hoje, a maior parte das pessoas que tomam insulina para controlar o diabetes injeta a insulina com uma agulha e uma seringa que deposita a insulina logo abaixo da pele. Vários outros instrumentos para tomar insulina estão disponíveis e novas abordagens estão sob desenvolvimento.

As canetas de insulina podem ser úteis se você desejar a conveniência de carregar a insulina consigo de maneira discreta. Uma caneta de insulina é um instrumento que se parece com uma caneta com cartucho. Algumas canetas utilizam cartuchos de insulina recarregáveis e outros modelos de canetas estão totalmente disponíveis. Uma agulha fina e curta, similar à agulha de uma seringa de insulina, é o tipo encontrado na ponta da caneta. Os usuários giram um disco para selecionar a dose desejada de insulina e pressionam um botão no final, para depositar a insulina logo abaixo da pele.

Os injetores de insulina a jato enviam um fino spray de insulina através da pele por meio de um mecanismo de alta pressão aérea, ao invés de agulhas.

As bombas externas de insulina se conectam a um tubo de plástico estreito e flexível que termina com uma agulha inserida logo abaixo da pele próxima do abdômen.

A bomba de insulina tem mais ou menos o tamanho de um baralho de cartas, pesa cerca de 86 gramas e pode ser usada em um cinto ou em um bolso. Os usuários acertam a bomba para que ela dê um escoamento firme ou uma quantidade "basal" de insulina continuamente, ao longo do dia. A maior parte das bombas, hoje, tem a opção de ajustar as várias taxas basais. As bombas liberam doses um tanto "cavalares" de insulina (várias unidades de uma vez) às refeições e nas horas em que o açúcar sangüíneo é muito alto, baseado na programação dos usuários. O monitoramento freqüente de glicose sangüínea é essencial para determinar as dosagens de insulina e para assegurar que a insulina é fornecida.

Abordagens em desenvolvimento

As bombas de insulina implantáveis são inseridas no corpo cirurgicamente, em geral do lado esquerdo do abdômen. A bomba é em forma de disco e pesa cerca de 168 a 230 gramas. Ela deposita uma dose basal de insulina continuamente. Os usuários liberam doses maiores (bolus) de insulina com uma unidade de controle remoto que aciona a bomba para dar a quantidade de insulina especificada.

Uma vantagem deste método é que, como a insulina produzida naturalmente no pâncreas, a insulina da bomba vai diretamente ao fígado para prevenir ali o excesso de produção de açúcar.

A barra de insulina, colocada na pele, dá uma contínua e baixa dose de insulina. Para ajustar as doses de insulina antes das refeições, os usuários podem tirar um tablete de insulina da barra para liberar insulina. O problema com a barra é que a insulina não penetra na pele facilmente.

O sistema de entrega de insulina inalada, fornece insulina como um pó seco inalado através da boca diretamente nos pulmões onde ela passa para dentro da corrente sangüínea. Este sistema de aerosol usa insulina de ação rápida.

O Governo dos EUA não endossa ou favorece qualquer produto comercial ou qualquer companhia específica. Os nomes da marca, da propriedade ou da companhia que aparecem neste sumário são utilizados somente porque eles são considerados essenciais no contexto da informação aqui fornecida.

Informação Adicional sobre Instrumentos Para se Tomar Insulina

O Centro Nacional de Informações do diabetes coleta fontes de informação sobre diabetes para o Combined Health Information Database (DHID). O CHID é uma base de dados produzida pelas agências de saúde do Governo Federal. O departamento fornece artigos, resumos e informação de disponibilidade para informações de saúde e recursos de educação de saúde.

A fim de dar para você as fontes mais atualizadas, especialistas em informação no Centro de informações criaram uma pesquisa automática de CHID. Para obter esta informação, você deve ver os resultados da pesquisa automática em Instrumentos Para se Tomar Insulina.

Ou, se desejar fazer seu próprio banco de dados de pesquisa, poderá acessar o web site CHID On-line e pesquisar no CHID por si mesmo.

Centro Nacional de Informação Sobre Diabetes

1 Information Way
Bethesda, MD 20892-3560
E-mail: National Diabetes Information Clearinghouse

O National Diabetes Information Clearinghouse (NDIC) (Centro Nacional de Informação Sobre Diabetes) é um serviço do National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e dos Rins) (NIDDK). O NIDDK é parte do National Institutes of Health under the U.S. Department of Health and Human Services (Institutos Nacionais de Saúde, sob o Departamento Norte-Americano de Saúde e Serviços Humanos). Estabelecido em 1978, o centro fornece informações sobre diabetes para pessoas diabéticas e seus familiares, profissionais de saúde e público em geral. O NDIC responde às questões; desenvolve, revisa e distribui publicações; e trabalha estreitamente ligado com organizações de pacientes e profissionais e com agências governamentais para coordenar as fontes sobre diabetes.

As publicações feitas pelo centro de informações são revisadas cuidadosamente para efeito de precisão, conteúdo e legibilidade científica. Este texto eletrônico não incorre na questão de direitos autorais. O centro de informações encoraja os usuários desta publicação virtual a fazer e distribuir quantas cópias quiserem.

Publicação NIH
e-texto postado em: fevereiro de 2000



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: