Artigos de saúde

Sapinho - Versão Simplificada

Definição

O sapinho é causado por uma levedura. A levedura cresce rapidamente na boca e em áreas irritadas pela sucção desnecessária (quando seu filho dorme com a mamadeira na boca). O uso de bicos muito grandes também pode machucar a boca. O sapinho pode aparecer nos bebês amamentados no peito e nos que usam mamadeira. O sapinho não pode ser transmitido para outras pessoas.

Perceberá o seguinte se seu filho tiver sapinho:

- Manchas brancas no interior da boca e às vezes na língua.
- Uma camada pegajosa na boca muito difícil de sair.

Que cuidados devem ser tomados?

- Medicamentos

O medicamento para sapinho se chama nistatina oral. Precisa de receita médica. Dê 1 ml de nistatina quatro vezes ao dia depois das refeições ou pelo menos 30 minutos antes de alimentar o bebê. Passe o medicamento na parte anterior de ambos os lados da boca. Uma vez ingerido, perde seu efeito. Se as manchas de sapinho não melhorarem em 2 dias esfregue o medicamento diretamente sobre as manchas. Use cotonete ou pedaço de algodão. Continue aplicando o medicamento até 3 dias após o sapinho ter desaparecido.

- Baixe o tempo de sucção durante a alimentação

Deixe que seu bebê mame somente 20 minutos ou menos durante cada alimentação. Se doer quando a criança chupa mamadeira, troque-a por um copinho. Se o sapinho voltar a aparecer após o tratamento e seu filho usa mamadeira, mude o atual bico da mamadeira por um de silicone e de forma diferente.

- Use o bico somente na hora de dormir.

Enquanto durar o sapinho, use o bico somente quando for necessário para dormir. Se seu bebê usar chupetas ortodônticas, mude para uma menor.

Procure ajuda médica se:

- Seu filho se negar a tomar líquidos.
- O sapinho piorar durante o tratamento.
- A condição se prolongar por mais de 10 dias.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems