Artigos de saúde

Rubéola (Sarampo Alemão)

Descrição (Um médico deverá confirmar o diagnóstico).

- Uma erupção de manchas róseo-avermelhadas generalizadas que começam no rosto e avança rapidamente até a parte inferior do corpo, cobrindo-o todo em 24 horas.
- Dura de 3 a 4 dias (por isso é chamado de "sarampo de 3 dias").
- Inflamação associada dos gânglios linfáticos na parte posterior do pescoço.
- Febre leve.

A erupção cutânea não é peculiar. Muitas outras erupções virais têm o mesmo aspecto. Para os médicos é difícil dar um diagnóstico seguro, mesmo após o exame da criança.

Geralmente não se pode fazer um diagnóstico a menos que haja uma epidemia de rubéola na comunidade.

Causa

A rubéola é uma doença viral. Seu período de incubação (tempo entre o momento em que há exposição ao vírus e o início dos sintomas) é de 14 a 21 dias.

Curso Previsto

A doença é leve, com restabelecimento completo de 3 a 4 dias. Em geral, as complicações são muito raras. Contudo, as mulheres grávidas devem evitar o contato com pessoas suspeitas de rubéola. As complicações para o feto são desastrosas e incluem surdez, cataratas, deficiência cardíaca, retardo no crescimento e encefalite.

Cuidados domésticos

Caso seja confirmada a rubéola, pode ser útil:

1.Tratamento
Provavelmente não será necessário nenhum tratamento. Dê acetaminofeno ou ibuprofeno para a febre superior a 38.9ºC, dor de garganta ou outras dores.

2. Evite o contato com mulheres grávidas
Se houver a possibilidade de seu filho estar com rubéola, mantenha-o longe de mulheres grávidas. A rubéola é contagiosa até cinco dias após a aparição da erupção cutânea.

3. Exposição das mulheres adultas a Rubéola
A mulher que não esteja grávida e for exposta a rubéola deve evitar a gravidez durante os três meses seguintes.

A mulher grávida exposta a rubéola deve consultar seu obstetra. Se tiver recebido a vacina, ela (e o feto) devem estar protegidos. Ainda que a mulher afetada pense que teve rubéola quando criança e exposição atual tenha sido leve ou breve, deve-se fazer um exame de sangue para determinar a imunidade contra a rubéola.

4. Vacina contra a rubéola
Vacine seus filhos para protegê-los contra a rubéola aos 12 ou 15 meses de idade, de modo que não seja preciso se preocupar com as mulheres grávidas ou as crianças aparecerem com erupções cutâneas róseas ou avermelhadas. É seguro vacinar crianças cujas mães estejam grávidas.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- A erupção converter-se em manchas arroxeadas.
- Seu filho começar a sentir-se muito doente.
- A erupção começar a coçar.
- A febre durar mais de 3 dias.
- Tiver outras perguntas ou inquietações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems