Notícias de saúde

Vacinas comuns aplicadas em crianças são seguras e eficazes

28 de maio de 2020 (Bibliomed). As doenças infecciosas podem causar doenças graves, incapacidade e morte. O sarampo é uma das principais causas de morte infantil em todo o mundo. A rubéola representa um risco sério na gravidez, pois pode causar aborto ou prejudicar o feto.

A vacina MMR (sarampo, caxumba, rubéola) protege contra estas três infecções. Existe também uma vacina combinada MMR adicionada à vacina contra a varicela (MMRV). A vacina contra a varicela pode ser administrada também separadamente ao mesmo tempo (MMR+V). A segurança e eficácia destas vacinas foram avaliadas em uma recente revisão publicada pela Biblioteca Cochrane.

Nesta revisão, os pesquisadores analisaram 51 estudos de 10 milhões de crianças que avaliaram a eficácia das vacinas MMR e varicela e 87 estudos de 13 milhões de crianças que avaliaram os riscos apresentados pelas vacinas.

Uma dose da vacina foi 95% eficaz na prevenção do sarampo, subindo para 96% após duas doses. A taxa de casos em crianças que receberam uma dose seria de 0,5%, em comparação com 7% em crianças não vacinadas.

Uma dose da vacina foi 72% eficaz na prevenção da caxumba, subindo para 86% após duas doses. A taxa de casos em crianças com duas doses seria de 1%, em comparação com 7,4% em crianças não vacinadas.

Os resultados para rubéola e varicela também foram animadores. Uma dose da vacina foi 89% eficaz na prevenção da rubéola. Um estudo descobriu que, após dez anos, a vacina MMRV era 95% eficaz na prevenção da infecção por varicela. Se expostas à varicela, apenas cinco em cada 100 crianças vacinadas teriam a doença.

Além disso, os pesquisadores analisaram dois estudos com quase 1,2 milhão de crianças que examinaram a associação entre vacinação e autismo. Os casos diagnosticados de autismo foram semelhantes em crianças vacinadas e não vacinadas.

Dois outros estudos com mais de um milhão de crianças não encontraram evidências de ligação entre as vacinas MMR e as seguintes doenças e condições: encefalite, doença inflamatória intestinal, doença de Crohn, atraso cognitivo, diabetes tipo 1, asma, dermatite/eczema, febre do feno , leucemia, esclerose múltipla, distúrbio da marcha e infecções bacterianas ou virais.

A revisão concluiu que as vacinas para sarampo, caxumba, rubéola e varicela (varicela) são altamente eficazes. A ocorrência de autismo relacionado a estas vacina foi descartada.

Fonte: Biblioteca Cochrane, News release.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários