Artigos de saúde

Reflexos Normais do Recém-Nascido e Comportamento

Algumas descobertas em recém-nascidos que preocupam os pais não são sinais de enfermidade. A maioria dos seguintes reflexos são inofensivos e são devido à imaturidade do sistema nervoso e irão desaparecer em 3 ou 4 meses:

- tremor no queixo e no lábio inferior
- soluços
- respiração irregular (é normal se o bebê estiver alerta, se a freqüência respiratória for menor que 60 respirações por minuto, se houver pausa com duração inferior a 10 segundos, e se o bebê não ficar azulado. Ocasionalmente, bebês fazem respirações rápidas, progressivamente mais profundas, gradualmente, para completar a expansão de seus pulmões).
- eliminação gases
- barulho ao dormir, da respiração ou de movimentação
- espirros
- cuspir ou arrotar, vomitar
- enrijecimento breve do corpo após um barulho ou movimento inesperado (também chamado de reflexo de Moro ou reflexo do abraço ou reflexo de alarme)
- esforço ao defecar
- limpar a garganta (ou sons borbulhantes de secreções na garganta)
- tremor ou agitação dos braços e das pernas são comuns durante o choro (bebês agitados são muito comuns. Convulsões são raras. Durante convulsões, os bebês também se contorcem, piscam os olhos, sugam ritmicamente e não choram).

Se seu bebê está tremendo e não está chorando, dê a ele alguma coisa para sugar. Se o tremor não parar quando seu bebê estiver sugando, ligue para o consultório de seu médico imediatamente.

Copyright © 1999 Clinical Reference Systems