Publicidade

Artigos de saúde

Sarna - Versão Simplificada

O que é a sarna?

A sarna é provocada por ácaros (insetos muito pequenos) que entram na pele. Se seu filho tiver sarna, ele terá muita coceira e algumas bolhas avermelhadas. Os ácaros são tão pequenos que não podem ser vistos. É possível que outras pessoas da família também tenham.

Que cuidados devem ser tomados?

- Use um creme especial para combater ácaros.
Passe o creme por todo corpo do pescoço para baixo, mas se a criança tiver menos de um ano de idade, não passe creme na cabeça, pescoço ou rosto. Não passe o creme ao redor da boca nem no queixo.
Certifique-se de passar creme no umbigo, entre os dedos dos pés e outras pregas. Deixe algum creme sob as unhas. Passe o creme em todas as partes do bebê até mesmo onde a criança não coce.
Banhe a criança de 8 a 12 horas depois para retirar o creme.
Na maioria das vezes, apenas um tratamento é suficiente. Se a criança tiver um caso grave de sarna, repita o tratamento em uma semana.

- Trate a coceira
A criança pode ter coceira e manchas por 2 ou 3 semanas inclusive após usar o creme. Para ajudar, dê um banho em água fresca, sem usar sabão. Após o banho, passe um creme a base de hidrocortisona a 1% sobre as manchas.

- Volta à escola
Seu filho pode voltar a escola após o tratamento com remédio para sarna.

- Cuidado com familiares e amigos próximos
Todas as pessoas que moram na casa devem receber o tratamento. Os amigos próximos e as babás também precisam do remédio para sarnas. É possível que as mulheres grávidas precisem de um medicamento diferente que o médico dirá qual seja.

- Lave a roupa do bebê e sua roupa de cama
Lave na máquina a roupa de cama e a roupa de uso diário do bebê. Lave as fronhas, o pijama e as roupas íntimas. Guarde cobertores e travesseiros num armário por três dias, fazendo isso você matará os ácaros.

Procure ajuda médica se:

- A criança apresentar ferimentos que aumentam de tamanho ou têm pus.
- Após o tratamento aparecerem novas sarnas.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: