Publicidade

Artigos de saúde

Traumatismo do Ouvido

Definição

Estas recomendações gerais contém informações sobre as lesões do ouvido externo (pavilhão auditivo ou orelha) ou canal auditivo (canal que leva os sons até o tímpano. Quase todas as lesões externas são contusões e arranhões. Se há inchaço muito acentuado do canal auditivo, isto indica a presença de um coágulo de sangue que poderia alterar permanentemente a forma da orelha se o problema não for tratado por um médico. Quase sempre o sangramento proveniente do conduto auditivo é devido a um arranhão na pele, causado por unhas, cotonetes ou otoscópio do médico.

Estes arranhões apenas produzem algumas gotas de sangue e logo cicatrizam. Os objetos largos e pontiagudos (por exemplo, um pauzinho ou vareta) apresentam o perigo de perfurar o tímpano.

Cuidados em caso de cortes superficiais e arranhões no ouvido

Lave as mãos. A seguir lave muito bem a ferida com água e sabão durante 5 minutos. Enxágüe bem a ferida. Para parar o sangramento, aplique pressão durante 10 minutos com uma gaze esterilizada. Deixe a área exposta ao ar. Não use álcool ou mercúrio nas feridas abertas. Estas substâncias produzem ardência e danificam os tecidos normais. Dê acetaminofeno ou ibuprofeno para a dor.

Procure o seu médico imediatamente se:

- A pele estiver aberta e puder requerer sutura.
- O ouvido estiver muito inchado.
- Um objeto pontiagudo for inserido no canal auditivo.
- Seu filho parecer estar muito doente.
- A lesão produzir dor no ouvido.
- A criança estiver escutando menos deste lado.
- Tiver outras perguntas ou preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: