Artigos de saúde

O Privilégio de Ser Idoso

O Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Jacques Marcovitch, em recente artigo que escreveu para o jornal "O Estado de São Paulo" (17.3.98) destaca a importância da presença dos professores aposentados nas atividades acadêmicas. Salienta que nossa legislação aposenta compulsoriamente as pessoas aos 70 anos, provocando uma situação no mínimo absurda. Para contornar o problema a Universidade de São Paulo criou a figura do professor honorário numa tentativa de manter os grandes mestres próximos da academia. Figuras como Antônio Cândido, Crodowaldo Pavan e Paschoal Senise, todos em plena atividade, foram acolhidos recentemente como professores honorários do Instituto de Estudos Avançados da U.S.P.
O Prof. Marcovitch salienta a importância de não se perder nossos talentos, mostrando a importância de suas presenças nas salas de aula e nos laboratórios. Aos 70 anos estes professores estão no auge de sua capacidade de orientação. O Prof. Marcovitch destaca que: "Contrariamente ao que ocorre nas universidades inglesas, por exemplo, onde se aproveitam ao máximo a competência e o discernimento dos sábios, aqui se proíbe, por força de lei, um contato mais próximo dessas figuras extraordinárias com os professores mais novos e com os alunos".
Salienta ainda que Cervantes terminou "Dom Quixote" aos 68 amos, Bach fez suas melhores composições no fim de sua vida, como também Beethoven. Cientistas como Galileu e Laplace realizaram seus principais trabalhos na senectude.

© 2000 BoaSaúde.com