Artigos de saúde

Os Fungos e as Parasitoses na 3ª idade

Os fungos constituem um grupo de organismos que se caracterizam por apresentar uma mistura de características de plantas e também de animais inferiores não estando relacionados com nenhum dos dois. Produzem no homem as micoses. Algumas doenças pulmonares raras são provocadas por fungos (como a Blastomicose e a Histoplasmose) e o diagnóstico é feito por testes realizados na pele e no sangue. Vários tipos de micose comprometem somente a pele. A micose também surge nas situações em que há diminuição da imunidade como na AIDS e em doenças que produzem comprometimento de todo o organismo. O diabetes descontrolado pode favorecer o aparecimento de micoses. As medicações usadas para o tratamento das micoses são muito limitados, sendo a anfotericina a principal droga.

O uso indiscriminado e abusivo de antibióticos favorece o aparecimento de uma micose denominada candidíase (denominado "sapinho" quando localizada na boca). Esta micose pode ser superficial atingindo, os dedos, unhas, a boca, esôfago, vagina, bexiga e etc. e também pode se disseminar atingindo o fígado e o coração, por exemplo .

As parasitoses são infecções por microrganismos parasitas, como os protozoários e os helmintos. As principais parasitoses são a malária, a toxoplasmose, e as parasitoses intestinais (amebíase, giardíase, estrongiloidíase e a teníase). A malária é uma infecção própria dos trópicos, devida a vários tipos de parasitas sendo os mais freqüentes o Plasmodium vivax e o Plasmodium falciparum. A malária deve ser pensada em toda pessoa com febre e que esteve nos trópicos ou que tenha recebido transfusão de sangue. O parasita é inoculado no organismo pelo mosquito. Ocorre em qualquer idade e na terceira idade pode se desenvolver de maneira grave. Febre alta, calafrios e intenso mal estar é a manifestação clássica. O tratamento é feito com uma substância denominada cloroquina e deve ser iniciado precocemente.

A cisticercose é uma parasitose muito comum em nosso meio podendo atingir o sistema nervoso. A tripanossomíase ocorre em certas regiões brasileiras, sendo causadora de graves disfunções cardíacas e intestinais, como a doença de Chagas . A esquistossomíase também é uma parasitose freqüente em nosso país atingindo de preferência o sistema digestivo e fígado, sendo comum na Bahia.

A parasitose é doença comum em regiões subdesenvolvidas e também entre pessoas com baixa resistência .

Tais doenças são muito comuns, ocorrem em qualquer idade e apresentam arsenal terapêutico pouco desenvolvido.

© 2000 BoaSaúde.com