Publicidade

Artigos de saúde

Uma dieta melhor e exercícios podem diminuir em um terço o risco de câncer

NEW YORK – O câncer vai atingir um em cada três americanos em algum momento de suas vidas. Mas o número de casos de câncer pode ser diminuído em um terço se os americanos adotarem mudanças simples no estilo de vida, de acordo com uma declaração recente da Associação de Pesquisa de Alimentos e Nutrição (FANSA).

"Em termos de prevenção do câncer, uma dieta saudável e exercícios são tão importantes quanto não fumar," disse o Presidente da FANSA, Dr. Dennis Savaiano em uma declaração.

"Aproximadamente um terço dos casos de câncer são atribuídos ao fumo, um terço à dieta pobre e falta de exercícios, e um terço a fatores genéticos e outros," acrescentou Savaiano, que é também professor de nutrição na Universidade Purdue. "A maioria dos americanos já estão informados a respeito dos efeitos prejudiciais do fumo, mas a dieta pobre é motivo de preocupação. Nós precisamos iniciar mudanças no comportamento agora, para reduzir o número de mortes relacionadas ao câncer nos anos futuros."

Se persistir a tendência atual, a FANSA estima que 170.000 mortes passíveis de prevenção por câncer continuarão a ocorrer a cada ano.

Depois das doenças cardíacas, o câncer é a segunda causa de morte no país, matando mais de 500.000 pessoas por ano. A FANSA pede maior enfoque na prevenção, notando que a maior parte do dinheiro para pesquisas atualmente vai para o tratamento destes doentes.

A organização apresenta quatro "formas simples e relacionadas à dieta" de diminuir o risco. Eles pedem aos americanos que sigam urgentemente estes passos:

  • Comer uma grande variedade de frutas, vegetais, grãos integrais, feijões e legumes, incluindo 3 a 5 porções de vegetais e 2 a 4 porções de frutas por dia. Elas podem ser frescas, congeladas, secas ou cristalizadas.
  • Controle da ingestão de gorduras.
  • Evitar a obesidade melhorando os hábitos alimentares e participando de atividade física regular.
  • Limitar a ingestão de álcool, ou evitá-lo.

Boa dieta e exercícios são preferíveis aos suplementos nutricionais, declara a FANSA, porque "muitas vitaminas minerais e outras substâncias vegetais" nos alimentos, quando combinados com a atividade física, trabalham juntos para proteger as células do câncer, e mesmo talvez reparando algum dano que já tenha sido feito.

Observando que "relativamente poucos" americanos realmente seguem estas recomendações, a FANSA pede que as organizações de alimentação, nutrição, exercícios e saúde estejam atentos à necessidade drástica de mudança destes hábitos. Além disto, a organização pede ao governo federal que "coordene esforços da administração de saúde e da pesquisa básica para liderar a prevenção do câncer através da promoção de práticas saudáveis de alimentação e exercícios."

"Para realizar uma mudança, todas as organizações responsáveis pela alimentação, nutrição, saúde e organizações governamentais devem se esforçar para criar demanda de consumo de um estilo de vida saudável," de acordo com a declaração.

A FANSA é parceira de quatro organizações – A Associação Americana de Dietética, a Sociedade Americana de Nutrição Clínica, a Sociedade Americana de Ciências da Nutrição, e do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: