Notícias de saúde

Exercício e Perda de Peso São Boa Dica Para Hipertensos

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Um programa de dieta e exercício pode cortar a pressão sanguínea alta e permitir que alguns hipertensos evitem drogas para baixar a pressão, sugeriram pesquisas.

Pessoas acima do peso com hipertensão suave a moderada podem, não apenas diminuir a pressão arterial, como também cortar riscos de doença cardíaca tornando-se ativas e cortando calorias e gordura da dietas. Além disso, os pesquisadores têm verificado que ela permanece baixa em momentos de estresse.

No estudo de 99 homens e mulheres com pressão arterial elevada, pesquisadores verificaram que o regime de dieta e exercício superou o de atividade física isolado em melhorar a condição. Para alguns, funcionou tão bem quanto poderia ser esperado com medicação.

Os pesquisadores liderados por Anastasia Georgiades do Centro Médico da Duke University, em Durhan, Carolina do Norte, relataram suas descobertas na edição de agosto do Hypertension: Journal of the American Heart Association (Hipertensão: Jornal da Associação Americana do Coração).

Em entrevista à Reuters Health, Georgiades disse que enquanto os médicos geralmente aconselham pacientes com pressão sanguínea alta a restringir a comida e fazer exercício, "não estamos certos que reforçou".

Ela notou que a maioria dos pacientes toma drogas para diminuir a pressão. Para Georgiades, os pacientes não deveriam descartar a medicação em favor de mudanças de comportamento, mas sim fazer melhor cortando algumas gramas com dieta e exercício.

Na equipe de estudo, os participantes foram divididos em três grupos: exercícios regulares, exercícios seguidos de plano de gerenciamento de peso, e aqueles que permaneceram com seus hábitos usuais. Nenhum recebeu medicação.

Depois de seis meses, os dois grupos de pessoas ativas tiveram diminuição da pressão arterial com maiores cortes entre o grupo de dieta e exercício. Esses grupos também mostraram pressão arterial mais baixa que o grupo de controle durante os testes de estresse mental. A elevação da pressão em resposta ao estresse tem "um efeito ruim no sistema cardiovascular", notou Georgiades. "Exercícios e perda de peso podem reduzir alguns dos efeitos ruins do estresse", disse a pesquisadora.

Georgiades complementou dizendo que 22 por cento do grupo submetido a exercício e dieta conseguiram níveis de pressão arterial normal - objetivo do tratamento com drogas.

Isso, segundo a pesquisadora, sugere que algumas pessoas com pressão arterial elevada podem conseguir ficar sem medicação. Contudo, "as pessoas não devem tentar fazer isto sem aprovação de um médico", aconselhou.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários