Notícias de saúde

Junk food, álcool e obesidade aumentam risco de câncer de cólon

04 de março de 2024 (Bibliomed). O junk food aumenta o risco de câncer de cólon, assim como o álcool, a falta de exercícios e a obesidade. Infelizmente, muitas pessoas não sabem sobre esses fatores de risco para câncer de cólon, indica estudo realizado na Ohio State University, nos Estados Unidos.

Uma pesquisa realizada entre os dias 2 e 4 de fevereiro mostrou que entre as mil pessoas entrevistas, com 18 anos ou mais, menos da metade (49%) sabe que o álcool é um fator de risco; dois em cada cinco (42%) não sabem que a falta de atividade física é um fator de risco; mais de um terço não reconhece a obesidade (38%) ou uma dieta rica em alimentos processados e ricos em gordura (37%) como fatores de risco; e quatro em cada cinco pessoas sabiam que o histórico familiar é um fator de risco para câncer de cólon.

Os pesquisadores recomendam que as pessoas tenham uma dieta rica em fibras, pobre em gordura e carne vermelha, com quatro a seis porções de frutas e vegetais por dia. Além disso, é necessário que sejam feitos exames regulares, especialmente para pessoas com histórico familiar de câncer de cólon.

Fonte: Ohio State University Comprehensive Cancer Center. February, 2024.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários