Publicidade

Artigos de saúde

Tentativas de Perder Peso x Estratégias de Dieta: Existe um Conflito Entre Elas?

A necessidade de ser perder peso é uma preocupação importante na população americana, e existe um gasto anual naquele país de 33 bilhões de dólares com produtos e serviços relacionados ao tratamento da obesidade - apesar disso, o sobrepeso e a obesidade tem aumentado nos Estados Unidos.

Existe uma diferença entre o recomendado pelos médicos e o praticado quando o assunto é perder peso. Um novo estudo, publicado na última semana na revista JAMA - Journal of the American Medical Association revela que dois terços de todos os cidadãos americanos estão tentando perder ou manter o seu peso, mas poucos são os que seguem as recomendações referentes a se alimentar com uma dieta de baixas calorias e exercitar-se moderadamente pelo menos 30 minutos por dia.

O estudo foi conduzido pela Dra. Mary Serdula, do Centers for Disease Control and Prevention, em Atlanta, Geórgia., e seus colaboradores. Os autores basearam o seu trabalho em uma pesquisa telefônica realizada em 1996 em 49 estados americanos - a pesquisa foi conduzida pelos departamentos de Saúde de cada estado.

Foram entrevistadas 107.804 pessoas acima dos 18 anos de idade, e perguntas simples eram feitas, tais como: "Você está tentando perder peso?", e "Você está se alimentando de menos calorias e gorduras para perder peso?", e ainda, "Você está realizando atividade física para perder peso?". Os participantes eram ainda perguntados acerca de seu peso e altura, e qual era o peso que desejam alcançar.

Nos resultados obtidos, verificou-se que somente 21,5 porcento dos homens e 19,4 porcento das mulheres usavam a combinação recomendada de alimentar-se com menos calorias e exercitar-se pelo menos 30 minutos por dia, para perder peso.

Os autores verificaram ainda que uma boa parte das pessoas tinha uma maior tendência a reduzir a ingestão de gorduras, sem, entretanto, diminuir a ingestão de calorias - esta não é uma estratégia de dieta eficaz para a perda de peso, segundo eles.

Os exercícios moderados recomendados (30 minutos ao dia) só eram realizados por 42,3 porcento dos homens e 36,8 porcento das mulheres.

Os autores concluíram que houve uma grande diferença entre o que era recomendado e as atitudes das pessoas para perder peso, e sugerem que muitos fatores que estimulam o sedentarismo na sociedade, como automóveis, televisão, e grande oferta de "fast-food" sejam fatores que contribuam em muito para o sobrepeso e a obesidade nos Estados Unidos.

Fonte: JAMA 1999;282:1353-1358

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: