Publicidade

Artigos de saúde

Medicamento Ajuda a Prevenir Ataques Cardíacos Após Angioplastia

Apesar dos procedimentos de angioplastia coronária ajudarem a muitos pacientes portadores de angina, aqueles que antes da angioplastia já apresentavam um coração comprometido muitas vezes não obtém um bom resultado.

A angioplastia consiste na introdução de um cateter com um balonete em sua extremidade distal; o cateter é introduzido na artéria coronária obstruída e o balão é inflado, dilatando a coronária e permitindo a maior passagem de sangue.

Em um novo estudo, um grupo de pesquisadores do Rigshospitalet de Copenhagen, Dinamarca, avaliou 159 pessoas com angina e um ventrículo esquerdo com uma disfunção moderada, e que foram submetidos ao procedimento de angioplastia coronária.

O estudo foi liderado pelo Dr. Lars Kjoller-Hansen, e foi publicado na revista Journal of the American College of Cardiology, e procurou a avaliar os efeitos benéficos da associação angioplastia e o uso do medicamento inibidor da enzima de conversão da angiotensina (ECA) chamado ramipril. O estudo foi financiado em parte com uma verba da companhia farmacêutica AstaZeneca.

Os participantes do estudo receberam, após angioplastia, o ramipril ou um placebo; após um período de quase três anos, o tratamento com o ramipril não levou a um diminuição significativa no risco de angina quando comparado ao placebo, porém o risco de morte por causas cardíacas foi menor no grupo que recebeu o ramipril.

Durante o estudo, apenas um paciente em uso do ramipril faleceu por causas cardíacas, enquanto que no grupo placebo 7 pacientes evoluíram com óbito.

Baseados nestes resultados, os autores recomendam que portadores de quadros de angina e disfunção cardíaca moderada sejam considerados para tratamento a longo prazo com medicamentos inibidores da ECA, após angioplastia coronária.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology 2000;35:881-888.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: